UNIDADES DE ORDEM PÚBLICA

 

Em 2011, a Prefeitura do Rio deu início ao projeto das Unidades de Ordem Pública (UOPs), inaugurando, assim, uma nova forma de atuação no combate à desordem urbana na cidade. A partir da reformulação do treinamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), os agentes passaram a atuar de forma mais territorializada, identificando problemas específicos dentro de um perímetro delimitado, com o objetivo de garantir o Choque de Ordem permanente nos bairros onde estão instaladas.

 

Em 2018, as UOPs passaram a ser subordinadas às Coordenadorias Regionais, passando a atuar em conjunto com as Inspetorias para reforçar a estratégia de atendimento às necessidades específicas de cada região da cidade, garantindo assim maior eficiência no ordenamento urbano global de todos os bairros.  


Os guardas municipais das UOPs trabalham em turnos, garantindo patrulhamento 24 horas por dia, sete dias por semana, para coibir desordens como estacionamento irregular, ambulantes sem licença, entre outras ações que venham a ferir o Código de Posturas e a Legislação do Município. Todas as equipes da UOP estão equipadas com rádios transmissores e smartphones, onde as irregularidades são registradas e transmitidas imediatamente para uma central de controle da Guarda Municipal. Não há rotatividade de efetivo, garantindo que um determinado grupo de guardas cuide sempre da mesma área.

 

Conheça as UOPs implantadas pela Prefeitura do Rio:


 

UOP-Tijuca

Av. Maracanã, 230 – Maracanã

A UOP-Tijuca patrulha uma área que abrange a Praça Saens Peña, a Praça Varnhagem, a avenida Maracanã, as ruas Barão de Mesquita, Conde de Bonfim, Maxwell e vias próximas, em uma área com cerca de 25 mil habitantes, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.  

 

UOP- Corredor Cultural

Praça Procópio Ferreira, S/N – Central

Os guardas municipais da UOP-Corredor Cultural atuam no perímetro que abrange as Praças da Candelária, Pio X, Barão de Drumond, Marechal Âncora e XV de Novembro, passando também pelas Avenidas Presidente Vargas, Rio Branco, Presidente Antônio Carlos, Alfredo Agache e General Justo, e pelas Ruas Primeiro de Março e São José. 

 

UOP- Lapa/ Cruz vermelha

Rua Souza e Silva, 9, Gamboa

Os guardas municipais da UOP-Lapa/ Cruz Vermelha atuam  no perímetro que abrange vias como as Ruas do Riachuelo, Frei Caneca, dos Inválidos, da Relação, Teixeira de Freitas, Conde de Lages,  da Glória, Joaquim Silva e Evaristo da Veiga e também as Avenidas República do Chile (Catedral de São Sebastião), do Paraguai e Augusto Severo, e também a Praça da República. 

 

UOP- Ouvidor/ Cinelândia

Praça Procópio Ferreira, S/N – Central

Os guardas municipais da UOP-Ouvidor/ Cinelândia  atuam  no perímetro que abrange vias como as Ruas Uruguaiana, Primeiro de Março e Teixeira de Freitas, e também as Avenidas Presidente Vargas, Presidente Antônio Carlos, Beira Mar, República do Paraguai, República do Chile, Almirante Barroso e Rio Branco.

 

 

UOP- Saara/ Praça Tiradentes 

Rua Souza e Silva, 9, Gamboa

Os guardas municipais da UOP-Saara/ Praça Tiradentes  atuam  no perímetro que abrange vias como a Praça da República, as Avenidas Presidente Vargas, Nilo Peçanha, Rio Branco, Almirante Barroso e República do Chile, e as Ruas Uruguaiana e da Relação.

 

 

UOP- Leblon/Ipanema

Praça Nossa Senhora Auxiliadora, S/N – Leblon

No Leblon, a fiscalização atua numa área de 661,446 m², que abrange as ruas Adalberto Ferreira, Conde Bernadotte, Dias Ferreira, Visconde de Albuquerque, Humberto de Campos, José Linhares e avenidas Bartolomeu Mitre, Delfim Moreira, Afrânio de Mello Franco,entre outras áreas do bairro.

 

Em Ipanema, os guardas municipais atuam numa área de 470,000 m² que abrange as ruas Barão da Torre, Visconde de Pirajá, Prudente de Morais, Farme de Amoedo, Barão de Jaguaripe, Joana Angélica, Vinícius de Moraes, Teixeira de Melo, Maria Quitéria, Avenida Epitácio Pessoa, Garcia D´Ávila, entre outras áreas do bairro da Zona Sul, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.

 

UOP-Méier

Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro

A UOP-Méier atua em um perímetro que abrande o principal logradouro do bairro, que é a rua Dias da Cruz, entre outras vias como as ruas Arquias Cordeiro, Venceslau Braga, Magalhães Couto, Souza Aguiar, Visconde de Tunay, entre outras.  

 

 

UOP - Catete, Flamengo e Glória

Rua Antônio Mendes Campos, 77 – Glória

A UOP Catete, Flamengo e Glória atua em uma área de aproximadamente 775 mil m²que abrange: Rua do Catete, Rua da Glória, Rua Bento Lisboa, Rua do Russel, Av. Augusto Severo, Rua Ferreira Vianna, Rua Senador Vergueiro, Rua Paulo VI, Rua Marquês de Abrantes,  Rua Correia Dutra,  Rua Artur Bernardes, Rua Andrade Pertence, Rua Gago Coutinho, Rua Buarque de Machado, Rua Dois de Dezembro, Rua Machado de Assis, Rua Almirante Tamandaré, Rua Barão do Flamengo, entre outras vias da região, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.  

 

UOP – Copacabana

Rua Bambina, 37, Botafogo.

A Unidade de Ordem Pública em Copacabana foi inaugurada com 285 guardas municipais e seu perímetro de atuação engloba numa área de 380 mil m², que abrange a avenida Nossa Senhora de Copacabana, ruas Barata Ribeiro, Bolivar, Santa Clara, Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, Hilário de Gouveia, Francisco Sá, Domingos Ferreira, Leopoldo Miguez, Souza Lima, Raul Pompéia, Barão de Ipanema, entre outras áreas do bairro da Zona Sul.  

 

UOP- Porto Maravilha

Avenida Rodrigues Alves, S/N, em frente ao armazém nº 10.

O efetivo da UOP- Porto Maravilha atua em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, que abrange as avenidas Presidente Vargas, Venezuela, Rodrigues Alves e as ruas Sacadura Cabral, Leandro Martins, Teófilo Otoni, entre outras vias da região, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.  



Serviços Serviços