Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal inicia Operação Verão nesta sexta-feira, dia 12

Esquema operacional é integrado com a Polícia Militar e órgãos da Prefeitura do Rio


11/10/2018 16:53:00


A Guarda Municipal do Rio inicia a Operação Verão 2018-2019 nesta sexta-feira, dia 12 de outubro, com 531 guardas municipais atuando no patrulhamento da orla das zonas Sul e Oeste da cidade, em ações de ordenamento urbano e de trânsito e na prevenção de pequenos delitos. A instituição dá continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em janeiro de 2017, agindo de forma integrada com a Polícia Militar e órgãos da Prefeitura do Rio, como as secretarias municipais de Transporte, Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos.

 

As ações preventivas visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas nos finais de semana e feriados. Na orla da Zona Sul, que já conta diariamente com guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) e do programa Rio+Seguro, receberá reforço de equipes dos Grupamentos de Cães (GCG), Tático Móvel (GTM), Motociclistas (GGM) e de Operações Especiais (GOE). A operação mantém a integração com a Polícia Militar por meio de radiocomunicação operando na mesma frequência.

 

O efetivo nas ruas conta ainda com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio, redirecionadas para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia. Flagrantes de crimes são enviados pelo celular para as equipes que atuam na orla e também são cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

 

- A integração com as Polícias Civil e Militar e o uso da tecnologia tem dado a pronta resposta no combate aos delitos praticados na orla, principalmente durante o verão, quando o número de banhistas aumenta muito nas praias. Dessa forma, alinhamos a continuidade das ações conjuntas que têm sido exitosas, proporcionando mais segurança à população e ao nosso turista – destaca a inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal.

 

A operação também inclui reforço no patrulhamento nos Parques Madureira e Radical de Deodoro, que contam com piscinas abertas ao público e costumam receber grande público no período.

 

Trânsito – Do total do efetivo, 177 guardas são do Grupamento Especial de Trânsito (GET) e estarão distribuídos em pontos estratégicos da cidade, em locais com grande movimentação de pessoas durante o verão, como nas áreas de lazer, Cachoeira do Horto, Parque dos Patins, Estrada das Canoas, Pedra Bonita e Vista Chinesa. Na orla e nos demais pontos, os agentes vão promover a fluidez do trânsito, orientar motoristas sobre o estacionamento em locais permitidos e também a travessia de pedestres, além de coibir irregularidades. As equipes também poderão efetuar bloqueios de vias e realizar demais ações para melhorar a fluidez e ordenar o estacionamento em áreas públicas.

 

Balanço da Operação Verão 2017-2018 - A Guarda Municipal registrou 83 ocorrências com prisões efetuadas pelos guardas na orla ou com auxílio das câmeras. Os agentes também fizeram orientações de rotina relacionadas ao Código de Posturas do município. Foram 4.525 abordagens sobre a proibição de cães na areia, 404 casos de prática esportiva em local e/ou horário proibido, além da apreensão de 10.534 produtos diversos com ambulantes sem autorização e em depósitos irregulares. Houve ainda 212 casos de crianças perdidas que foram devolvidas aos pais. As tendas do Grupamento Especial de Praia se tornaram referência nas praias para casos de crianças perdidas e os guardas realizam trabalho preventivo, distribuindo pulseiras de identificação que ajudam na localização dos responsáveis. 


Imagens relacionadas: