Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas municipais usarão aplicativo de celular que facilita a comunicação com surdos

25/09/2018 09:40:00


A partir desta quarta-feira, dia 26, guardas municipais do Rio passarão a utilizar o aplicativo gratuito “Hand Talk Tradutor para Libras”, mais conhecido como Hugo, nome dado ao personagem que faz a tradução para a Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa visa facilitar a comunicação dos guardas municipais com pessoas surdas. A data para o lançamento foi escolhida por ser o Dia Nacional do Surdo e da Luta pela Inclusão.

 

Em nota publicada no boletim interno da Guarda Municipal do Rio, a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico autorizou o download e a utilização do aplicativo nos smartphones funcionais, usados pelo efetivo como ferramenta para auxiliar o trabalho operacional. O aplicativo foi escolhido por ser fácil e de rápido entendimento, visto que faz a tradução automática de texto e voz para Libras, sendo também fácil de ser instalado.

 

A surdez é uma das deficiências que mais oferece riscos no caso da segurança pública, pois um surdo pode desobedecer a orientação de qualquer agente de segurança simplesmente por não ouvi-lo e isso pode gerar muita confusão e até acidentes. Com a utilização do aplicativo, os guardas que não têm domínio de Libras poderão atender às demandas dos surdos e também passar orientações diversas.

 

Esta é mais uma iniciativa da GM-Rio para atender à população carioca e aos visitantes que têm algum tipo de deficiência. Diariamente, os guardas municipais atuam na fiscalização do correto uso de vagas especiais na cidade, para idosos e pessoas com deficiência, nas vias públicas e também nos estabelecimentos privados de uso coletivo. Além disso, no ano passado, a GM-Rio regulamentou o Manual de Tratamento e Abordagem a Pessoas com Deficiência, que passou a integrar os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), documentos normativos com orientações para auxiliar guardas nas ações nas ruas, em tomadas de decisão que exigem pró-atividade e conhecimento da legislação.


Imagens relacionadas: