Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GTM realiza atualização do efetivo para uso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo

09/07/2018 11:00:00


O Grupamento Tático Móvel (GTM) iniciou o curso de atualização do efetivo para uso de dispositivos elétricos incapacitantes (DEI), também chamado de pistola de eletrochoque, na sede da unidade, em São Cristóvão. Cerca de 350 guardas passarão pelo curso que é ministrado por instrutores do próprio grupamento. A instrução acontece diariamente com 12 guardas de cada plantão passando pela instrução.

 

- A atualização é importante para minimizar riscos e erros no uso do equipamento. O efetivo já está capacitado para utilizar as pistolas de eletrochoque. Nossos instrutores fizeram uma atualização com o Grupamento de Operações Especiais e, agora, estão multiplicando este conhecimento com todos os guardas do GTM – afirmou o subinspetor Julio Lemos de Barros, subcomandante do Grupamento Tático Móvel.

 

O Grupamento Tático Móvel foi criado em 2015 para reforçar as ações de patrulhamento realizadas pela Guarda Municipal na cidade. O grupo também atua em situações urgentes, de rápida resposta. A constante capacitação faz parte da rotina do grupamento que também inclui instruções regulares de execícios físicos e defesa pessoal.

 

Atualização para o uso de IMPOS – No mês de abril, decisão da Justiça sobre uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público-RJ derrubou liminar de setembro de 2013 que proibia o uso de pistolas de eletrochoque e sprays de pimenta pela GM-Rio. Atualmente, a instituição conta com 3.474 guardas capacitados a usar os equipamentos e também possui em seus quadros 186 profissionais capacitados a ministrar instruções, que trazem benefícios à rotina operacional. Também estão em uso lançadores que efetuam disparo de munições de impacto controlado (borracha) e de emissão de gás CS (gás lacrimogêneo) e granadas de efeito moral e emissão de gás lacrimogêneo.


Imagens relacionadas: