Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio participa da Federal Kids, ação social da Polícia Federal de combate à pedofilia

21/05/2018 14:32:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) participou, pelo segundo ano consecutivo, da ação social Federal Kids, promovida pela Polícia Federal com foco na conscientização e na prevenção do crime de pedofilia. O evento foi realizado no fim de semana, dias 19 e 20 de maio, no Museu Aeroespacial da Aeronáutica, localizado em Campos dos Afonsos, na Zona Oeste da cidade, e integrou a 16ª Semana Nacional dos Museus. A ação foi acompanhada pela comandante da instituição, inspetora geral Tatiana Mendes, que participou da Corrida Federal Kids, no domingo, ao lado do sobrinho Gabriel Nunes, de 11 anos. Também participaram da corrida os inspetores Marcos Bazem, (GRE), Marco Aurélio Pereira (CDGM) e Júlio Clemente (DRH).

 

 A programação, voltada para as famílias, contou nos dois dias com diversas atividades, como exposições, palestras e distribuição de folhetos dos órgãos públicos que direta e indiretamente protegem as crianças e os adolescentes, além de atividades especiais promovidas pelo museu, como exposições de aeronaves, carros antigos, ultraleves, além de apresentações de aeromodelismo e da esquadrilha. A GM-Rio realizou apresentações da Banda Sinfônica e do Showdog, feito pela equipe do Grupamento de Cães de Guarda (GCG); atividades lúdicas com a presença das mascotes Justo e Linda e distribuição de panfletos com orientações de combate a pedofilia, feitas pelas equipes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE); e exposições com estandes dos grupamentos de Defesa Ambiental (GDA) e de Operações Especiais (GOE), que exibiram equipamentos, serviços e as atividades realizadas na cidade.

 

 GM-Rio contra a pedofilia – A GM-Rio faz parte da rede de proteção a crianças e adolescentes na cidade do Rio e atua em parceria e de forma integrada com a Polícia Federal e outras forças policiais e órgãos de proteção. A atuação da instituição se dá na rotina diária de patrulhamento na cidade, pois os guardas estão preparados para identificar e agir em casos de flagrante ou suspeita de possíveis casos de pedofilia, e também por meio da atuação da Ronda Escolar, que está presente na rede municipal de ensino. Os guardas fazem rondas regulares nas escolas e trabalham com orientação e a conscientização por meio de palestras e atividades lúdicas, onde também é possível identificar casos suspeitos.


Imagens relacionadas: