Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio ministra curso de ações de controle de distúrbios para guardas de Marataízes

20/11/2017 11:17:00


O Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) iniciou, na noite de domingo, dia 19, curso de Ações de Controle de Distúrbios para guardas do município de Marataízes, no Espírito Santo. Guardas das cidades de Vila Velha e de Itapemirim também participam da capacitação, que conta com 25 alunos. As aulas estão sendo ministradas pela equipe de instrução do grupamento especial da GM-Rio e vão até o dia 1º de dezembro, no estado capixaba. Além das técnicas para controle de distúrbios, o curso também contará com aulas práticas e teóricas de Resgate e Socorro, Técnicas de Combate Corporal Misto, Educação Física e Ações Contra Incêndio.

O planejamento do curso leva em consideração as características do município, localizado na região litorânea do estado do Espírito Santo, que recebe diversos eventos nas ruas e nas praias. O objetivo é preparar os guardas locais para atuar em ações emergenciais, com mais segurança e assertividade.
No mês de agosto, a GM-Rio já havia recebido um guarda de Marataízes, que integrou o Curso de Ações e Táticas Especiais (CATE), que conta com treinamentos e instruções práticas e teóricas para aperfeiçoar as técnicas operacionais e também trabalhar a capacidade física e aspectos psicológicos e comportamentais, como persistência, liderança e espírito de cooperação em situações extremas. O CATE é realizado para ingresso de novos integrantes no GOE, mas também pode receber integrantes de outras instituições que desejam participar de um curso de Operações Especiais.

Referência – O nível técnico da equipe de instruções do GOE é reconhecido dentro da GM-Rio e também por outras instituições de segurança no Rio e no país. Nos meses de outubro e de março, o grupamento especial promoveu a capacitação de 13 agentes de diversas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), do governo do estado. Eles participam de estágio tático operacional ministrado por instrutores GOE, com treinamentos teóricos e práticos de técnicas de defesa pessoal, resgate e socorro e uso de equipamentos de menor potencial ofensivo.


Em fevereiro, o GOE ministrou curso de capacitação técnico-operacional em ações de controle de distúrbios para 20 integrantes da Guarda Municipal de Guapimirim, que passaram a compor o recém-criado grupamento local de ações especiais. A equipe de instruções do GOE também já ministrou cursos para integrantes do Corpo de Segurança do Consulado Britânico, da Polícia Civil, do Batalhão de Ações com Cães da PM, do Grupamento de Ações Pré-hospitalares da PM, do Grupamento de Mergulhadores de Combate, da Base Naval do Rio de Janeiro, além de Guardas Municipais de todo o estado.
 


Imagens relacionadas: