Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal ministra estágio tático operacional para 16 agentes do Degase

08/11/2017 16:22:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) promoveu Estágio Tático Operacional para 16 agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do governo do estado. Ministrado por instrutores do Grupamento de Operações Especiais (GOE), o treinamento foi realziado de 23 de outubro a 07 de novembro, contando com aulas teóricas e práticas de técnicas de defesa pessoal, resgate e socorro e uso de equipamentos de menor potencial ofensivo, na sede da GM-Rio, em São Cristóvão. Em maio, outros 13 agentes do Degase também passaram pelo estágio.

Formulado exclusivamente para atender à solicitação do órgão estadual, o estágio é um treinamento especializado e tem como objetivo complementar a formação dos agentes, aprimorando os conhecimentos operacionais com foco na rotina diária de ações e de casos emergenciais dentro das unidades de internação masculina e feminina (fechada e semi-liberdade), que atendem adolescentes e jovens com idades entre 12 e 21 anos.

- É uma satisfação termos a oportunidade de passar o nosso conhecimento e também aumentar essa interação com outros órgãos de segurança. Conhecer a realidade deles que também contribui para o nosso treinamento. Além disso, é muito importante para nós perceber que estamos nos tornando referência em treinamento especializado para outras instituições. O Degase, por exemplo, nos procurou para treinar com referências da Polícia Militar – destaca o subinspetor Alex Abrantes, comandante do GOE.

O nível técnico da equipe de instruções do GOE é reconhecido pelas instituições de segurança e de defesa no Rio e no país. O Curso de Ações e Táticas Especiais (CATE) , para ingresso de novos guardas no grupamento, realizado em agosto, contou com integrante da Guarda Municipal de Marataízes, no estado do Espírito Santo. Além de agentes do Degase, o GOE também já ministrou neste ano curso de capacitação técnico-operacional em ações de controle de distúrbios para 20 integrantes da Guarda Municipal de Guapimirim, que passaram a compor o grupamento local de ações especiais.

A equipe de instruções do GOE também já ministrou cursos para integrantes do Corpo de Segurança do Consulado Britânico, Polícia Civil, Batalhão de Ações com Cães da PM, Grupamento de Ações Pré-hospitalares da PM, Grupamento de Mergulhadores de Combate, Base Naval do Rio de Janeiro, além de outras Guardas Municipais do estado. 


Imagens relacionadas: