Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio realiza curso de ações e táticas especiais para ingresso de novos guardas no GOE

03/08/2017 12:24:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) está realizando o primeiro Curso de Ações e Táticas Especiais (CATE) para ingresso de novos integrantes em seu Grupamento de Operações Especiais (GOE). Substituto do Nivelamento Operacional, o curso conta com carga horária maior, passando de três para cinco semanas de duração, e instruções externas em parceria com outras instituições envolvidas na segurança pública para complementar a formação dos guardas.


O objetivo do CATE é habilitar operacionalmente os novos integrantes para atuar nas missões e atividades desempenhadas pelo GOE, força de pronta-resposta da GM-Rio para apoio a todas as demais unidades operacionais da instituição e também a outros órgãos municipais, como a Defesa Civil, em casos de emergência e calamidade pública.


- Já realizamos 13 edições do nivelamento operacional. Como sempre buscamos aperfeiçoar as instruções a cada ano, percebemos a necessidade de transformar a capacitação em curso, não somente para equiparar os novos guardas, mas também para trabalhar ainda mais a especialização deles – destaca o subinspetor Alex Abrantes, comandante do grupamento e um dos instrutores do curso.


Realizado em regime de internato, o curso tem caráter eliminatório, por reprovação ou desistência dos alunos, e previsão de término na última semana de agosto. A turma foi iniciada em no dia 23 de julho com 22 alunos, sendo um da Guarda Municipal de Marataízes, no Espírito Santo.


Ao longo das cinco semanas, os alunos passam por treinamentos e instruções práticas e teóricas que buscam aperfeiçoar as técnicas operacionais, mas também visam trabalhar a capacidade física e aspectos psicológicos e comportamentais, como persistência, liderança e espírito de cooperação em situações extremas. As aulas acontecem até de madrugada, na sede da GM-Rio e em locais abertos, como os parques Natural Municipal do Mendanha, Estadual da Pedra Branca e Nacional da Tijuca, Aterro do Flamengo e na Quinta da Boa Vista, além da Marinha e da Polícia Militar. Neste ano também estão previstas duas visitas técnicas ao Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase) e ao Grupamento de Intervenções Táticas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (GIT/SEAP).


Entre as disciplinas, estão operações aquáticas, que incluem capacitação em mergulho autônomo e também flutuação com equipamentos; operações especiais urbanas, que englobam técnicas de controle de distúrbios; técnicas de combate corporal misto, resgate e socorro; segurança e proteção de autoridades; operações em altura; entre outros. O ritmo intenso dos treinamentos também visa incutir nos novos guardas a filosofia e o lema do grupamento: "Que nunca por vencidos nos conheçam!"

 

Certificação para utilização de equipamentos não-letais– Os guardas que concluírem o CATE também estarão aptos a utilizar os instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPOS), conhecidos popularmente como equipamentos não-letais. Com 16h de aulas, a disciplina ministrada por guardas municipais habilitados tem caráter de certificação para todos os tipos de IMPO.


Atualmente, a GM-Rio faz uso de lançadores que efetuam disparo de munições de impacto controlado (borracha) e de emissão de gás CS (gás lacrimogêneo) e granadas de efeito moral e emissão de gás lacrimogêneo. A instituição conta 3.474 guardas capacitados a usar os equipamentos e também possui em seus quadros operacionais 186 agentes capacitados a ministrar instruções, que trazem benefícios à rotina operacional.
 


Imagens relacionadas:


» CATE-1