Um andarilho observador nos Depoimentos Cariocas: o Rio segundo o caricaturista Cássio Loredano

 

O caricaturista Cássio Loredano é o entrevistado da 41ª edição dos Depoimentos Cariocas, a série com que o Arquivo Geral da Cidade vem registrando as memórias e reflexões de cariocas sobre o Rio de Janeiro. Com participações especiais do jornalista Álvaro Costa e Silva, do professor e crítico de arte Luiz Camillo Osorio e do cartunista Miguel Paiva, a entrevista entra no ar na próxima terça-feira (12-11-2024), às 17h, no YouTube do Arquivo Geral, podendo ser acessada pelo seguinte link: https://youtu.be/0scPQnGye5U

 

A entrevista, conduzida pelo Coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, tem como ponto de partida o livro "Rio, papel e lápis", publicado pelo Instituto Moreira Salles em 2015, com 62 locais da cidade desenhados por Loredano. Nascido no Rio de Janeiro (em 1948), só aos 22 anos de idade, em 1972, conheceu a cidade natal - até então, ele e a família viveram em diferentes locais do país, de acordo com as transferências de seu pai, militar de carreira. A conversa também passa por nomes referenciais de sua trajetória como o argentino Luís Trimano e os cariocas J. Carlos e Antônio Nássara.

 

Aberta com uma saudação da presidente do Arquivo, a historiadora Rosa Maria Araújo, a entrevista é a 41ª dos Depoimentos Cariocas, série iniciada em maio de 2021 e atualmente na quarta temporada. A lista de entrevistados desde então inclui jornalistas/escritores como Zuenir Ventura e Ruy Castro, atrizes como Marieta Severo e Zezé Motta, fotógrafos como Evandro Teixeira, Walter Firmo e Luiz Carlos Barreto, e compositores, como Nei Lopes, Hermínio Bello de Carvalho e Paulo César Pinheiro, entre outros nomes ligados ao Rio de Janeiro.