Secretaria Municipal de Transportes - SMTR
SMTR passa a emitir Cartão de Estacionamento de Idoso em 10 dias

05/03/2018 14:46:00


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou maior agilidade na confecção do Cartão de Estacionamento de Idosos, e a população agora colhe os frutos. Na última sexta-feira (2), ele entregou cartões que vão favorecer 13 mil pessoas que estavam na fila, aguardando pelo benefício. Agora, o documento fica pronto em dez dias, e não mais em 30, como antes. 

 


Para atender à determinação do prefeito, o secretário municipal de Transportes, Rubens Teixeira, estabeleceu um mutirão em sua primeira semana de gestão para agilizar a produção dos cartões. Havia um atraso de cinco meses na entrega, o que agora está solucionado. De 2 a 8 de fevereiro, 13 mil cartões foram emitidos, colocando toda a produção em dia.

 

 

 


As solicitações aumentaram consideravelmente após a publicação da resolução nº 2881 da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), do dia 7 de julho de 2017. De acordo com as novas regras, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos podem obter o proveito, não mais a partir de 65, o que aumentou significativamente o número de beneficiários. Além disso, não é mais necessário que o cartão esteja vinculado a um carro específico.

 

O Cartão de Estacionamento de Idoso é de âmbito Nacional e tem validade de cinco anos, devendo, após este prazo, ser requerido um novo cartão.

 

Em vagas de estacionamento reservadas para idoso em logradouros públicos, no Sistema Rio Rotativo, o beneficiário estará isento de pagamento. Em shoppings, o cartão dá direito a vagas especiais, mas não isenta de pagamento.

Os cartões ficam disponíveis para retirada no posto escolhido pelo requerente. É possível acompanhar o pedido através do 1746 ou pela internet.

 


Saiba como solicitar o benefício: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=4109997