Secretaria Municipal de Obras - SMO
Expansão da Transoeste liga Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico

Trecho conhecido como Lote 0 integra o corredor expresso à Linha 4 do Metrô


31/07/2016 14:29:00


A Prefeitura do Rio concluiu a construção da última etapa do BRT Transoeste (lote 0) no trecho entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. O traçado de seis quilômetros promove a integração do corredor expresso à Linha 4 do metrô e completa os 52 quilômetros da via entre Barra da Tijuca, Santa Cruz e Paciência. O investimento nas obras do último trecho foi de R$ 114 milhões.
 
Atendendo aos moradores da região, a capacidade viária da Avenida das Américas foi mantida, com três faixas de rolamento em cada sentido para tráfego geral. O BRT segue pela pista do meio, em pavimento de concreto, tendo sido implantado contíguo ao canteiro central, que foi mantido, seguindo o traçado implantado do BRT Transcarioca na Avenida Ayrton Senna.
 
Com expectativa de ampliar o atendimento da Transoeste para ​300 mil pessoas por dia, o novo trecho conta com sete estações: terminal no Jardim Oceânico, duas estações expressas contendo dois módulos (dupla), sendo uma na altura do Shopping Barrashopping e outra próxima aos shoppings Citta/Downtown e cinco estações paradoras - Parque das Rosas, Ricardo Marinho, Barra Square, Freeway​​​ e Porto dos Cabritos​​.​ Os ônibus articulados circulam pelas faixas centrais da Avenida das Américas desde o terminal até o Shopping Downtown.
 
O escopo também contempla uma nova ponte sob o canal Marapendi – com 107 metros de vão livre e 14,5 metros de largura –, contígua à existente. A nova estrutura pode ser acessada por veículos e pedestres, enquanto a antiga passa a ser exclusiva para o BRT.



Serviços Serviços