Secretaria Municipal de Obras - SMO
Geo-Rio iniciou reflorestamento na Fazenda da Bica

Após instalação de geosintético, plantas começam a nascer em local em que houve deslizamento em dezembro


17/08/2010 11:51:00


Julho/ 2010

A Geo-Rio finalizou as obras de contenção e estabilização do terreno na comunidade Fazenda da Bica, em Quintino. Para garantir a segurança no local, após o deslizamento do fim de dezembro, foram feitas demolições de imóveis, estabilização do terreno e recuperação ambiental. O investimento total foi de R$ 1.079.781,54.

Setenta e dois imóveis foram demolidos e o entulho produzido foi triturado e assentado no terreno. Uma tela metálica de alta resistência foi aplicada para segurar os escombros. Por se tratar de um local de difícil acesso, a retirada do material teria que ser feita manualmente, o que aumentaria em 30% o custo da obra.

Por cima da tela, foram aplicados cerca de 2 mil m² de uma manta biosintética que auxilia no reflorestamento do local. A rede segura sementes e mudas que foram plantadas e vão possibilitar que, posteriormente, o reflorestamento ocorra naturalmente. Há pontos em que a germinação já ocorreu.


A Geo-Rio também realizou uma obra de drenagem, com a construção de uma canaleta no ponto mais baixo do terreno para escoar a água corretamente, garantindo a estabilidade do solo. Também foi construído um pequeno muro na parte mais baixa do terreno, a fim de segurar os destroços.
 

 


Imagens relacionadas:






































Serviços Serviços