Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia - SMDT
SMDT realiza fiscalização em estacionamento de shoppings

19/12/2019 16:12:00


A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia realizou na última quarta-feira (18), uma blitz da campanha Rio + Acessível no estacionamento de um shopping na Zona oeste do Rio de Janeiro, em parceria com a Guarda Municipal. Além da blitz nos ônibus da cidade, a campanha quer enfatizar outros direitos dos cidadãos com deficiência. Por isso, desta vez a ação de fiscalização foi focada nas vagas exclusivas para deficientes localizadas em estacionamentos de shoppings.

 

 

A fiscalização realizada foi a quarta blitz da campanha, sendo a primeira em estacionamento. Agentes da Guarda Municipal percorreram todo o local, verificando se todos os veículos que estavam estacionados em vagas exclusivas possuíam os cartões de identificação. A equipe técnica da SMDT acompanhou toda a ação, ajudando a identificar os veículos e fazendo panfletagem sobre os direitos das pessoas com deficiência. Ao final da ação, mais de 20 carros foram multados.

 

"A longo do ano nós aplicamos mais de 60 multas em ônibus que tinham problemas na acessibilidade e na mobilidade da pessoa com deficiência. Hoje, em poucas horas, aplicamos aqui mais de 20 multas a pessoas que ocupam a vaga da pessoa com deficiência com seu carro. Não pode!” Disse o secretário da SMDT, Marco San. “Estamos aqui hoje, não só aplicando a multa, mas mostrando para a população através do nosso material, nossos panfletos, que ela precisa respeitar a cidadania da pessoa com deficiência, que tem o direito a viver na cidade”.

 

 

Com as outras três blitz realizadas em diferentes pontos da cidade, fiscalizando equipamentos de acessibilidade dos ônibus, mais de 60 ônibus foram multados e lacrados. O estacionamento irregular em vagas exclusivas de pessoas com deficiência é considerado infração de trânsito gravíssima e a multa é de R$ 293,47. 




Serviços Serviços