Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia - SMDT
SMDT realizou nova Blitz Rio Mais Acessível nesta quinta 28 de Novembro de 2019

01/12/2019 13:29:00


Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT) realizou nova Blitz Rio +Acessível nesta quinta, 28/11/2019


Em parceria com a secretaria de Transportes (SMTR), a SMDT realizou nesta quinta-feira, 28, a terceira blitz da campanha Rio + Acessível. Desta vez o local escolhido foi o bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio.

Os fiscais da SMTR verificaram o estado de conservação dos ônibus e o funcionamento dos elevadores para cadeirantes de aproximadamente 15 ônibus. Já a equipe técnica da SMDT fez panfletagem sobre os direitos das pessoas com deficiência no transporte público, além de avaliar com os passageiros a qualidade da prestação do serviço. Na ação de hoje, que contou com a presença do secretário Marco San e da subsecretária Isabel Gimenes, cinco ônibus foram lacrados e multados.

"Essa é uma campanha de conscientização sobre o direito de ir e vir das pessoas com deficiência. Hoje, felizmente, tivemos um saldo positivo, que vejo como um sinal que as empresas estão atentas ao problema, apesar de diminuirem consideravelmente a quantidade de ônibus no local a partir do momento que começamos a blitz", disse o secretário da SMDT, Marco San. "Mais ainda há muito problema de conservação dos elevadores, falta de capacitação dos motoristas, que na maioria das vezes não sabem operar o equipamento. Queremos de fato chamar a atenção para a falta de inclusão das pessoas com deficiência, que precisam do transporte. Vamos punir, mas acima de tudo, queremos educar e conscientizar".

Além da blitz nos ônibus da cidade, a campanha quer focar em outros direitos dos cidadãos com deficiência. Por isso, a próxima ação será nas vagas exclusivas para deficientes localizadas em estacionamentos de shoppings

Essa foi a terceira blitz da campanha, sendo a segunda na Zona Norte da cidade. A primeira, realizada na Central do Brasil, tirou de circulação cerca de 20 ônibus. Com a segunda, realizada na Tijuca, a campanha Rio + Acessível totalizou 50 veículos lacrados e multados. Hoje, em Madureira, foram cinco.


Observação: A nomenclatura correta é Pessoa com Deficiência e não Pessoa com Necessidades Especiais.

 

 

 




Serviços Serviços