Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia - SMDT
SMDT assina Acordo de Cooperação com a Guarda Municipal

30/11/2019 21:00:00


Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT) assina Acordo de Cooperação com a Guarda Municipal

 

Foi assinado em cerimônia no Palácio da Cidade, com a presença do prefeito Marcelo Crivella, o Acordo de Cooperação entre a SMDT e a Guarda Municipal para qualificação do efetivo da guarda. O convênio consiste em uma parceria estabelecida entre os órgãos para que a SMDT realize um trabalho de capacitação dos Guardas Municipais por meio de palestras e vivências, possibilitando experiências e destacando a importância da assistência correta às pessoas com deficiência.

 

Para o secretário da SMDT, Marco San, esse acordo é de extrema importância para a população do município do Rio de Janeiro.
"Nós estamos aqui dando educação, qualificação e sensibilização. Temos um contingente imenso de pessoas, cerca de 1,5 milhão de pessoas são deficientes no Rio de Janeiro e eu acho que efetivamente aqui estamos fazendo a inclusão da pessoa com deficiência".

 

 A Inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal, que também esteve presente na cerimônia, acredita que esse projeto só vem a somar com o propósito da existência da Guarda Municipal na cidade.
"Essa capacitação vem de encontro às necessidades dos Guardas Municipais e ao que temos como marca maior, que é o guarda capacitado com todos os meios para desenvolver um bom trabalho. As pessoas com deficiência precisam de um olhar especial e de sensibilidade".

 

O Acordo de Cooperação não gera qualquer custo ao município. Os servidores da SMDT serão os instrutores da capacitação e serão disponibilizados para gerir o treinamento, de acordo com uma agenda pré-estabelecida.

- Saber como melhor se relacionar com a pessoa com deficiência é muito importante até porque evita certas falhas na comunicação. Acima de tudo, buscamos um trabalho humanizado. As pessoas com deficiência hoje ocupam diversos espaços como lazer, cultura e educação, e profissionais qualificados são um diferencial para realizar esses atendimentos. - afirmou Margareth Brandão, uma das instrutoras da capacitação e deficiente visual.

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia e o Prefeito Marcelo Crivella também assinaram na ocasião o decreto que determina a cooperação entre os órgãos e entidades da estrutura administrativa do Município do Rio de Janeiro, para capacitação e sensibilização dos servidores municipais, com o propósito de prestar atendimento adequado às pessoas com deficiência.

 




Serviços Serviços