SMDEI oferece curso grátis de cuidador social comunitário: chance de formação para conseguir emprego

30/10/2019 12:21:00


Você sabe o que faz um cuidador social?
 
Imagem de campanha da Cruz Vermelha Brasileira sobre a profissão de cuidador de idosos. Foto: cruzvermelhasp.org.br
 
É o profissional responsável por cuidar de idosos, crianças ou pessoas com deficiência. Um curso gratuito, oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), dá formação nesse segmento e abre possibilidades de futuros empregos.
 
São 80 vagas, e o período de inscrições vai desta quarta-feira, 30 de outubro, ao dia 6 de novembro.
 
Fruto de uma parceria entre a Subsecretaria de Trabalho e Qualificação, da SMDEI, e a Cruz Vermelha, o curso de cuidador social comunitário terá carga de 90 horas. As aulas começarão no dia 11 de novembro, sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h.
 
O curso oferece formação profissional para moradores de comunidade para fins de empregabilidade e renda. Nele os alunos terão aulas sobre temas como cuidador de idosos, cuidador de crianças, primeiros socorros, psicologia do desenvolvimento e serviço social aplicado à infância e terceira idade.
 
Podem participar pessoas com qualquer nível de escolaridade. Ficou interessado? Para se inscrever, é necessário comparecer à Praça da Cruz Vermelha, nº 10/12, 2º andar – Centro, entre 9h e 12h, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia).
 
Atividades e missões do cuidador social
O objetivo do trabalho é promover a participação social, autonomia e autoestima das pessoas atendidas. Saiba quais são as principais atividades desse tipo de profissional:
 
orientação, encaminhamento e informação sobre serviços, projetos e benefícios concedidos aos usuários e seus familiares;
acompanhamento nos serviços de educação, saúde e outras necessárias no dia a dia, bem como aquelas que requerem saídas dos centros de acolhimento;
desenvolvimento de atividades recreativas;
atividades de higiene e cuidados básicos aos usuários;
zelar pela saúde e integridade dos pacientes;
orientação e auxílio na alimentação e locomoção;
acompanhamento e avaliação do processo de desenvolvimento psicomotor e comportamental do usuário;
ministrar medicamentos;
prestar primeiros socorros e pequenos curativos.