Secretário Renato Moura faz reunião de ajustes para rodas de samba

07/10/2019 15:52:00


Na tarde de hoje (07/10), o secretário Renato Moura se reuniu com representantes de diversos órgãos municipais para tratar dos ajustes de conduta nas rodas de samba, uma verdadeira tradição carioca, que, recentemente, ganhou apoio importante.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, sala de estar, mesa e área interna

 

A Prefeitura publicou no Diário Oficial de 2 de agosto a Resolução Conjunta das Rodas de Samba, que diminui a burocracia, institui um calendário e define regras para realização das rodas. Assinada pela Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Fazenda e Secretaria Municipal de Emprego, Desenvolvimento e Inovação, a resolução regulamenta o Decreto 43.423/2015 e estabelece locais, datas e horários para realização de rodas de samba em todas as regiões da cidade, até dezembro deste ano. Mais de 250 rodas de samba cariocas constam na resolução publicada.

 

Para fomentar a atividade das rodas de samba, a Prefeitura se comprometeu com os organizadores a diminuir a burocracia. Paralelamente, a resolução trouxe uma série de normas para padronização e organização dos espaços, visando diminuir os transtornos aos moradores vizinhos dos shows e proporcionar um maior controle da fiscalização.

Além da estrutura para a realização dos eventos, os organizadores terão direito a utilizar até 100 mesas com 4 cadeiras cada e organizar o Circuito do Empreendedor do Samba Carioca, com até 30 barracas permitidas a expor e vender produtos, sejam audiovisuais, fotográficos, gastronômicos, de moda ou artesanato.

 

Os produtores dos eventos têm que enviar uma lista com, no máximo, 40 nomes de expositores indicados para compor o Circuito. Eles serão credenciados pela Coordenação de Feiras, da Secretaria Municipal de Emprego, Desenvolvimento e Inovação.