Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura do Rio lança novo modelo para ocupação artística de seis teatros da rede municipal

12/02/2019 18:50:00


A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial desta terça-feira, dia 12, edital de seleção para residência artística para seis teatros da rede municipal: Café Pequeno, Ipanema, Sala Baden Powell, Sérgio Porto, Serrador e Ziembinski. Tendo como principal objetivo democratizar o acesso de agentes culturais e artistas aos palcos da rede municipal de teatros, o edital apresenta um novo modelo de ocupação artística, ao permitir que grupos e companhias teatrais possam participar da seleção. 
 
 
Até então, o modelo vigente exigia que o participante fosse empresa de produção cultural com capital social igual ou superior a 10% do valor total da licitação. Na prática, isto significava possuir capital entre R$ 100 mil e R$ 120 mil. “Só esta regra já limitava a participação; com a mudança, queremos dar oportunidade igual a inúmeras companhias que não possuem apoio do poder público, que carecem de recursos, de espaço para ensaios e palcos para suas montagens”, afirma Nilcemar Nogueira, Secretária Municipal de Cultura do Rio. 
 
 
O novo modelo terá vigência de seis meses. “Neste período vamos avaliar sua eficácia e analisar resultados para decidir sobre sua continuidade ou não; se necessário, faremos ajustes para um modelo definitivo a ser adotado”, antecipa Nilcemar Nogueira. Ela ressalta ainda que as empresas responsáveis pelas atuais residências nesses teatros também poderão participar do certame. “O novo modelo é democrático e inclusivo, sem regras restritivas”, ratifica.
 
As principais mudanças – Além do fim da exigência de um elevado capital social para participar da seleção, o novo modelo traz outras mudanças. As novas residências não receberão mais repasses financeiros da Prefeitura. Em compensação, recebem o equipamento cultural integralmente custeado e pronto para receber o público e receber montagens.
 
 
A Secretaria Municipal de Cultura irá manter toda a infraestrutura necessária ao funcionamento dos teatros, incluindo aluguel do imóvel, condomínio, despesas de luz, água, limpeza, ar condicionado, manutenção dos equipamentos (elevadores, por exemplo). A partir de agora, a Secretaria irá assumir também os gastos com sonorização e iluminação cênica, antes pagos pelos residentes. 
 
A bilheteria passa a ser cem por cento do residente que, no modelo anterior, tinha que devolver 15% aos cofres municipais. Os novos ocupantes dos teatros municipais poderão ainda captar parcerias e apoios junto à iniciativa privada, o que também era proibido no antigo modelo. 
 
Os prazos – Os interessados em participar da seleção devem entregar propostas no dia 20 de fevereiro, às 14h, na Rua Afonso Cavalcanti, 455, na sala 235. O edital completo está disponível no site www.rio.rj.gov.br/web/smc ou pode ser pego presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 270), das 10h às 17h.