Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Muhcab recebe visita de referências internacionais da curadoria

28/11/2018 16:03:00


O Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab) recebeu nesta terça-feira, 27, o curador doSmithsonian Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, em Washington, Paul Gardullo, o curador, professor da Brown University e diretor do Centro Brown para o Estudo da Escravidão e Justiça, Tony Bogues, e a professora de Políticas Públicas e Estudos da África no Centro Brown para o Estudo da Escravidão, Geri Augusto. O grupo veio ao Brasil para trocar experiências e saber mais sobre a proposta do Muhcab.

 

O diretor do Museu, Vinícius Natal, a Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira e a professora do Departamento de História da UFF, Martha Abreu, receberam os pesquisadores. Eles visitaram as exposições em cartaz, conheceram o Centro Cultural José Bonifácio, sede provisória do Muhcab, e foram convidados para debater sobre os desafios enfrentados na implementação do novo museu.

A Secretária Nilcemar Nogueira apresentou o plano museológico do Muhcab aos visitantes. Ela explicou o que é um museu socialmente responsável e destacou a importância deste projeto em uma região tão afetada pelo passado escravocrata. "Estamos trabalhando para que os negros se sintam agentes dessa construção. Esse espaço vai muito além de um lugar de memória", afirmou Nilcemar. Os convidados trocaram experiências, falaram sobre os trabalhos que realizam nos Estados Unidos e conversaram sobre possíveis projetos em conjunto no futuro. Paul Gardullo falou sobre o Instituto Smithsonian, instituição educacional e de pesquisa associada a um complexo de museus, fundada e administrada pelo governo dos Estados Unidos."Nossa ideia é implementar uma nova exposição que trate da escravidão e do colonialismo ao redor do mundo. Pensamos em ações locais simultâneas, com cada museu contando a história de sua região, fazendo refletir sobre essa história que é global. Esperamos que ela aconteça entre 2022 e 2023", explicou Paul.

 

  

Tony Bogues, contou como sua trajetória de estudioso e ativista do movimento negro o levou à Brown University, que é a sétima mais antiga faculdade dos Estados Unidos e integrante da associação das oito instituições de ensino superior mais prestigiadas do país.Tony ficou empolgado com o projeto do Muhcab. "Pra mim, um projeto que começa tentando pensar sobre como a escravidão do passado deu contornos ao presente, já é revolucionário".