Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Mesa redonda levanta reflexão sobre temas da reparação para o povo negro no Muhcab

27/11/2018 16:15:00


 

 

A historiadora Ana Lúcia Araújo, integrante do Comitê Científico Internacional do projeto "A Rota do Escravo" da UNESCO e professora titular da Howard University, em Whashington, é a convidada especial da mesa-redonda que o Muhcab (Museu da História e da Cultura Afro-brasileira) promove nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, a partir de 15h, com entrada gratuita. O Museu fica na Rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa.


"Reparações e Memória da Escravidão: Brasil e Mundo Atlântico" é o tema da mesa-redonda que terá também a participação de Nilcemar Nogueira, secretária municipal de Cultura, e Monica Lima,  professora de História da África e coordenadora do Comitê Científico do Muhcab. 
 
Brasileira radicada nos Estados Unidos, Ana Lúcia Araújo é uma das maiores referências mundiais no estudo das rotas atlânticas de comércio de africanos escravizados. É autora de "Reparations for Slavery and the Slave Trade: A Transnational and Comparative History", entre outros títulos que abordam a história e a memória da escravidão, além de iniciativas para reparação do passado escravagista em países como Brasil e Estados Unidos.