Um ano do Cais do Valongo como Patrimônio da Humanidade reúne representantes do movimento negro
09/07/2018 16:17:00
A Secretaria Municipal de Cultura celebrou um ano da titulação do Cais do Valongo como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, na manhã desta segunda-feira. A cerimônia foi marcada pela 7ª Lavagem do Cais do Valongo e pelo abraço simbólico ao espaço. A secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, ressaltou a importância de louvar os ancestrais.
"Hoje lembramos os homens negros escravizados que ajudaram a construir esse patrimônio. É muito significativo lembrar da maior porta de escravizados para que possamos refletir. Já não é sem tempo que precisamos rever uma forma de reparação. Precisamos tornar toda essa história conhecida e a valorizar a herança africana", afirmou ela.
Para a secretária, a cerimônia marca também o início de uma nova história para a construção do Museu da Escravidão e da Liberdade:"Temos que dar continuidade à luta social. Luta para erguer nosso Museu da Escravidão e da Liberdade. Um equipamento que precisa ser erguido com missão de responsabilidade social, em que vamos trabalhar para garantir de direitos, combater a desigualdade e o racismo".
Ya Mãe Edelzuita, presidente do Instituto Nacional e Órgão Supremo Sacerdotal da Tradição e Cultura Afro-Brasileira, deu início à Lavagem do Cais do Valongo em 2012, um ano após a descoberta do espaço. "Quando começaram a fazer as escavações, fui chamada para participar do circuito e identificar os pertences dos africanos encontrados aqui", relembra ela. "Entre o que as peças estava uma carreirinha de búzios. Eu peguei 16 para jogar e saber o que nossos ancestrais queriam. E então eles pediram uma oferenda. Arrumei tudo, trouxe, e assim acontece todo ano".
Para a bisneta da Tia Ciata Gracy Mary Moreira, a lavagem é essencial para purificar e trazer energias boas ao Cais do Valongo. "Queremos respeito pelas religiões. O abraço simboliza a amizade e a união que um povo deve ter não só em beneficio de um grupo mas de uma nação".
Fotos: Eduardo Rocha