Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretaria Municipal de Cultura lança projeto 'Identidades abertas, outros comuns'

16/03/2018 18:58:00


A Secretaria Municipal de Cultura lançou nesta sexta-feira, 16, o projeto Identidades Abertas e Outros Comuns, que visa promover a cidadania cultural dos grupos historicamente à margem das políticas culturais, como indígenas, quilombolas e ciganos, além de moradores de rua, usuário de drogas e pessoas com transtornos psíquicos.

A iniciativa acontece em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. A coordenação será das professoras Renata Caruso e Márcia Cabral, que já selecionaram 20 alunos da graduação em Terapia Ocupacional, e estão recebendo inscrições de estudantes de outros cursos.

O ponto inicial do projeto será no Centro Cultural Municipal José Bonifácio, na Gamboa, Zona Portuária da cidade, a partir de onde será feito um mapeamento dos grupos que vivem em seu entorno. O objetivo final é levá-los para dentro do espaço, onde cada nicho atendido vai apresentar suas expressões culturais, por meio de oficinas e exposições. 

"A cultura tem que ser o espaço de convivência dessas pessoas historicamente excluídas. Também é  nosso dever viabilizar a participação desse público. Queremos reconhecer essas potências que, apesar de excluídas, estão se impondo e ditando tendências", afirmou a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira. 

A professora Renata Caruso, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, destaca ainda que um dos pontos principais do projeto é oferecer acessibilidade também psíquica, além de cultural, para as pessoas com problemas de saúde mental. "Em geral, a cultura para pessoas com doença mental é apresentada como forma de tratamento. Queremos que eles façam cultura apenas pela cultura,fazendo parte da produção", comentou a pesquisadora.