Secretaria Municipal de Cultura - SMC
SECRETÁRIA NILCEMAR NOGUEIRA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

SOBRE AÇÕES E POLÍTICAS PARA A REGIÃO DA PEQUENA ÁFRICA


11/08/2017 18:38:00


A secretária de Cultura do município, Nilcemar Nogueira, a convite do vereador Reimont (PT), participou na tarde desta sexta-feira, 11 de agosto, de uma audiência pública da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 
 
O objetivo do encontro foi refletir e propor ações e políticas voltadas para a região da chamada Pequena África, como foi batizada a área formada pela zona portuária do Rio e os bairros da Gamboa, Saúde e Santo Cristo.  
 
 
Um dos temas debatidos foi a proposta de criação do Museu da Escravidão e da Liberdade (nome provisório) e da importância desta iniciativa após o  reconhecimento, pela Unesco, do Cais do Valongo como Patrimônio da Humanidade, na categoria memória e sofrimento. 
 
Sobre a criação do Museu, a secretária Nilcemar Nogueira explicou que "é preciso não apenas saber que naquela região desembarcaram milhões de negros escravizados, mas levar à reflexão sobre a história que ali reside e o que isso representa para o futuro".
 
 
A secretária conclamou a todos para se unirem em torno do projeto, que representa um importante espaço sobre a história e cultura africana. Segundo Nilcemar,  uma das marcas principais da iniciatia do museu é a participação coletiva. "O museu será construído a partir do diálogo com todos para que seja um lugar que revele a nossa identidade. Será um museu experiencial, erguido a partir da escuta de diversos segmentos ligados à luta negra", afirmou.
 



Serviços Serviços