Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeito inaugura Largo Fernando Torres em Ipanema

05/06/2017 17:39:00


O prefeito Marcelo Crivella inaugurou, na manhã do sábado (03/06), o Largo Fernando Torres, localizado entre as ruas Almirante Saddok de Sá e Alberto de Campos, em Ipanema. O espaço, em homenagem ao saudoso ator, produtor e diretor de teatro, foi totalmente reformado. A solenidade contou com a presença da atriz Fernanda Montenegro, que foi casada com Fernando por mais de 60 anos, dos filhos do artista, Fernanda Torres e Claudio Torres, bem como da secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, e do secretário de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira.
 
- Essa homenagem é o reconhecimento a um homem que honrou sua vocação. Agradeço ao prefeito Marcelo Crivella, à Nilcemar, que está à frente da Cultura da cidade, e ao secretário Rubens pela consolidação dessa homenagem a um carioca, um homem público - afirmou Fernanda Montenegro.
 
Crivella falou da sensibilidade do homenageado e da sua importância para a arte:
 
- Hoje, essa singela homenagem demonstra um pouco do carinho que nós cariocas temos por esse homem.
 
Nilcemar destacou que a homenagem é uma forma de manter a memória de Fernando Torres viva em diversas regiões da cidade, visto que ele também dá nome a um equipamento mantido pela Prefeitura do Rio, a Arena Carioca Fernando Torres, localizada no Parque de Madureira.
 
- Fernando sempre foi um artista singular, que nos deixou há nove anos. Ele merece todas as homenagens – afirmou a secretária municipal de Cultura.
 
O Largo Fernando Torres recebeu intervenção da Comlurb, responsável pelo plantio do canteiro, e da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), que promoveu a recuperação do piso e instalou um totem no meio da praça.
 
- A pedido do prefeito, fizemos um grande trabalho de reordenamento urbanístico, com rampa de acessibilidade e troca de pedras portuguesas com a equipe da Conservação. Estou emocionado. O prefeito percebeu a importância de fazer essa homenagem. Eternizamos o nome desse grande ator nesse largo; cabe a mim agora cuidar da manutenção dele com muito zelo - afirmou o secretário Rubens Teixeira.
 
 
SOBRE FERNANDO TORRES
 
Fernando Torres morreu em 2008, aos 80 anos. Além do teatro, também foi atuante no rádio, cinema e televisão. Fernando também fundou o Teatro dos Sete ao lado de Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Gianni Ratto, do qual foi produtor e diretor de peças como "O beijo no asfalto", de Nelson Rodrigues, que lhe valeu o Prêmio de Diretor Revelação, em 1961. Com Fernanda Montenegro, Fernando teve os filhos Fernanda Torres e o cineasta Cláudio Torres.  

Imagens relacionadas: