Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretaria de Cultura busca maior intercâmbio com a China

11/01/2017 14:54:00


De acordo com o calendário chinês, 2017 é o ano do Galo. E pela primeira vez, a cidade do Rio de Janeiro receberá, oficialmente, o evento comemorativo do Ano Novo Chinês, criando uma excelente oportunidade de intercâmbio cultura entre a China e o Brasil, tendo a cidade do Rio de Janeiro como palco privilegiado desta ação. A secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, recebeu nesta quarta-feira (11) em seu gabinete uma comitiva chinesa liderada pelo vice-cônsul Ji Mei, no intuito de tratar de alguns detalhes sobre o evento, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de janeiro, na Lapa.
 
 
 
 
- Nesse novo momento da cultura em nossa cidade, é importante criar espaços de maior integração. Além de fazer desta uma bandeira para unir todas as regiões do Rio, queremos promover também esta interação maior com outros países e regiões do Brasil. Este tipo de ação pode fazer com que tenhamos um outro olhar sobre a nossa própria cultura e ajuda a quebrar estigmas e preconceitos – disse Nilcemar.
 
 
O evento contará com 20 barracas, onde cariocas e visitantes terão acesso ao melhor da gastronomia chinesa, além do artesanato produzido naquele país. A comemoração terá ainda danças e músicas folclóricas e o tradicional show de fogos de artifício.
 
 
- Queremos muito que este evento seja um marco de maior aproximação do nosso país com a cidade do Rio de Janeiro.  E, com isso, criar um intercâmbio constante entre as duas partes – ressaltou Mei.
 
 
A comitiva chinesa acredita que a realização do Ano Novo Chinês no Rio possa ser um vetor importante para atrair mais turistas à cidade. Também ficou acertada a montagem de um calendário cultural, onde artistas cariocas e chineses possam se apresentar conjuntamente, a criação de oficinais e troca de experiências e ideias.
 
 
-Não adianta apenas fazer o espetáculo pelo espetáculo. Temos de interagir com qualidade, mostrando nossas culturas, as ancestralidades e o significado de cada gesto produzido, para que este entendimento se dê de forma plena – lembrou Nilcemar.