Secretaria Municipal de Cultura - SMC
PRÊMIO DESTACA PRÁTICAS ÉTICAS E INOVADORAS NA MODA CARIOCA

24/08/2016 15:57:00


O Instituto Eixo Rio – plataforma de articulação da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio – e a Clave de Fá Pesquisa Social e Inovação promovem o Prêmio Rio V.I.É.S Moda, que vai reconhecer práticas éticas e inovadoras nas redes produtivas da moda carioca. Nesta segunda edição, a premiação homenageia a estilista Zuzu Angel (in memorian) e vai ser marcada pela exposição Trama: diálogos com Zuzu, da artista pernambucana, já em cartaz no Espaço GaleRio, em Botafogo.

Podem concorrer ao prêmio empreendedores individuais, micro e pequenas empresas e instituições sem fins lucrativos ligadas à moda que tenham projetos e ações que estejam alinhados aos propósitos de gerar Valor Social, Identidade em Design, Excelência em Gestão e Sustentabilidade Ambiental para o setor.

O prêmio foi uma das soluções desenhadas a partir do estudo "Territórios da Moda Carioca", realizado em 2011, que detectou que um dos principais problemas da moda carioca está na gestão eficiente, tanto em processos de produção, quanto financeira, e a necessidade de pequenas indústrias e ateliês de moda estarem alinhados ao novo perfil do consumidor, cada vez mais atentos às tendências criativas e sustentáveis. A saída para isso é investir em estratégias de impacto social positivo. Para incentivar essas práticas, o Prêmio celebra iniciativas que lutam por uma moda mais justa.

"Queremos aproximar os elos da economia criativa da moda e ampliar o número de agentes envolvidos no debate e articulação de ações para o fomento do setor no Rio", destaca Elizete Ignácio, diretora-executiva da Clave de Fá.

Em 2015, o Prêmio Rio V.I.E.S Moda homenageou Gil Brandão  teve seis premiados com cursos, workshops e consultorias oferecidas pelos parceiros e realizadores. O Instituto Europeo di Design ofereceu cinco bolsas de estudos integrais, incluindo uma em uma pós-graduação em Marketing e Comunicação em Moda.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.rioviesmoda.com.br.


Exposição –A exposição Trama: diálogos com Zuzu, da artista pernambucana Dani Acioli, expõe obras que dialogam com o legado de Zuzu por meio de desenhos que tecem, no tempo e nas ranhuras, tramas do universo feminino brasileiro da estilista, morta em 1976.  Vibrante e repleta de nuances, a mostra é resultado de um convite da Prefeitura do Rio de Janeiro, numa parceria entre o EixoRio e o Instituto Zuzu Angel.

A inauguração está em cartaz no Espaço GaleRio, do Instituto Eixo Rio, em Botafogo (Rua São Clemente, 117 A).

 

Categorias do prêmio

 

Valor social

Visa destacar ações que promovam relações mais justas e transparentes e que assumam a moda como uma plataforma de reflexão sobre as transformações sociais contemporâneas.

 

Identidade em design

Busca valorizar o desenvolvimento de produtos, a pesquisa e o uso de materiais com a aplicação de uma estética que reflita as culturas e diversidades brasileiras.

 

Excelência em gestão

Enfatiza o desenvolvimento de serviços, produtos e processos que impactem na produtividade das empresas, na qualidade final dos produtos, gerando maior valor agregado.

 

Sustentabilidade ambiental

Reconhecer ações que considerem impactos positivos ou redução dos impactos negativos da produção de moda para o meio ambiente, e propõem uma nova perspectiva para a economia.

O prêmio também conta com a parceria Istituto Europeo di Design (IED), uma rede internacional de alta formação em design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas.