Secretaria Municipal de Cultura - SMC
RIO COMEMORA DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

18/11/2015 11:03:00


 

Rodas de samba e de conversa, dança do samba ao passinho, teatro, música, cinema, contação de histórias, visitas guiadas, cortejo, oficinas e apresentações durante todo o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, dão o tom da comemoração no Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, na Região Portuária. Parceria entre Coordenadoria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Social (Ceppir-Rio), Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Secretaria Municipal de Cultural (SMC) e instituições da sociedade civil, as atividades culturais são gratuitas.

 

O evento Rio Afro450, que faz parte do calendário comemorativo dos 450 anos idealizado pelo Comitê Rio450, é coordenado por jovens para jovens de todas as idades e trará atividades voltadas ao conceito de que a sociedade é composta por muitos grupos e que cada um carrega multiplicidade de histórias. Dentro das comemorações dos 450 anos do Rio, as celebrações pela Consciência Negra se estendem até 5 de dezembro, quando o Trem do Samba parte da Central do Brasil em direção a Oswaldo Cruz. A programação completa inclui shows, seminários e exposições espalhados por toda a Cidade. Confira nos sites dos 450 anos e da Cdurp.

 

Centro Cultural José Bonifácio - Rua Pedro Ernesto 80

Passeio cultural parte, às 10h, do Centro Cultural José Bonifácio, que abriga as exposições Casa do Artista Afro Brasileiro (CAPA), com obras de artistas negros, e Negro em Cena, do fotógrafo Ierê Ferreira.

 

Das 10h às 12h - Contação de histórias para o público infantil

11h -Apresentação do espetáculo A Cena e Cabelos do Coletivo Muanes Dança Teatro

12h - Velhos Malandros e seu samba de raiz compõem cenário para a tradição das tradições culinárias: a feijoada

13h30 - Monólogo Luxo do Lixo, com Wilson Rabelo

13h50 - Roda de conversa sobre Capoeira e Dança Afro

14h20 - Antítese – Luciano Cachimbo

14h40 - Cine clube e bate papo com a dupla Dois Africanos

15h - Páginas Incompletas – Projeto Mocambo

15h20 - Cortejo para o Cais do Valongo com Afoxé Filhos de Gandhi

 

Instituto dos Pretos Novos – Rua Pedro Ernesto 32-34

Das 10h às 17h– Memorial aberto durante o feriado especialmente para a comemoração do Dia da Consciência Negra

Das 17h às 22h - Projeto Samba no Museu com grupo Independente dos Bons Costumes

 

Quilombo Pedra do Sal - Rua Argemiro Bulcão

12h- Comemoração dos 31 anos de tombamento da Pedra do Sal com visita guiada pelo Circuito de Celebração da Herança Africana

 

Cais do Valongo - Avenida Barão de Tefé sem número

▪ Feira de afro empreendedores

▪ Artesanato e gastronomia com Mulheres de Raça

▪ Movimento Sabores do Porto

15h -Performance do Grupo de Teatro Waldir Onofre com Navio Negreiro

16h- Grupo de adolescentes do Morro da Providência - Efeito Urbano

16h20- Bonde do Passinho

16h40- Da Ghama

17h- Grupo coral Alabê Fun Fun

17h20- Bida Nascimento

17h40- Amanda Amado

18h- Arlindo Cruz Neto

18h30 - Cortejo para a Praça Mauá (Trio elétrico) - Flash Mob - Mulheres de Raça, Mulheres Incríveis - Liga dos Blocos da Região Portuária

 

Praça Mauá

17h - Feira de afro empreendedores,

          Artesanato e gastronomia com Mulheres de Raça

          Movimentos Sabores do Porto

19h30 - Hip Hop e Grafitagem - Mônica Combatente e Zulu Tr/Bruno

20h - Dois Africanos

21h - Consciência Tranquila - Baile Black Bom- Homenagem às personalidades dos Movimentos Negros

 

Programação dos Centros Culturais e das Arenas Cariocas

 

Centro Cultural Municipal Profª Dyla Sylvia de Sá (Rua Barão, 1180- Praça Seca -Jacarepaguá): Zumbi por Elas, das 10h às 22h; Teatro – Revivendo a Africa, das 10h às 11h; Intervenção de Grafite - Meninas Arteiras, das 12h às 13h; e Roda de Música Zumbi por Elas, das 14h às 20h.

 

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo(Rua Monte Alegre, 306 – Santa

Teresa): Teatro Infantil Galinha D'Angola, às 11h; Capoeira com Jongo, Maculele e Samba de Roda, às 13h e às 17h; e Jongo da Telha – Roda de Jongo, das 19h às 22h.

 

Centro Cultural Municipal Calouste Gulbenkian(Rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze): Inauguração da escultura da Tia Ciata, às 11h; Espetáculo Cabaré Dulcina - Ganhador do prêmio Shell de música, às 11h15; Batuque da Ciata - 40 mulheres percussionistas, às 11h45; O Cortejo da Ciata - grupo de Maracatu, às 12h15; e Mestre Feijão Capoeira, às 12h45.

 

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro(Rua José Higino, 115 – Tijuca):

Oficina Infantil - Jongo e coco, das 10h às 11h30; Oficina Dança Afro Contemporânea nos Pés de Dança de Orixás, das 13h as 15h30; e Ensaio Aberto - Cia Urbana de Dança, às 20h.

 

Imperator – Centro Cultural João Nogueira(Rua Dias da Cruz,170 – Méier): Show de Margareth Menezes para Gil & Caetano, às 21h – R$ 60 inteira e R$ 30 meia.

 

*EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - ZUMBI POR ELAS – 1ª EDIÇÃO 2015 – O projeto Zumbi por Elas é uma celebração da música negra em homenagem o Dia de Zumbi. O líder negro do Quilombo de Palmares que se tornou imortal através de sua história. A ideia por si só já possui um conteúdo cheio de personalidade que dispensa comentários e exalta a música brasileira e suas vertentes. Idealizado e realizado pelas empreendedoras e produtoras Sandra Joliv e Jusele Sá, esta é a primeira edição do projeto e traz como diferencial as vozes de mulheres negras interpretando grandes composições que louvam este ícone da história negra brasileira. O espaço de realização para esta primeira edição não poderia ser melhor. O Centro Cultural Dyla Sylvia de Sá além de sua estrutura histórica, possui a energia de acolhimento e pertencimento de quem frequenta o local. Também haverá intervenção de grafite realizada por mulheres e um line up divino com participações especiais. Dia 20 de novembro, das 10h às 20h. Espetáculo teatral "Revivendo a África", às 10h; Intervenção de grafite – Meninas Arteiras, às 12h; Feijoada, às 13h; e Roda de Musical Zumbi por Elas, das 14h às 20h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. 

 

Outras datas:

 

Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha (Rua Soldado Eliseu Hipólito - Pedra de Guaratiba): Show de Sylvia Patricia, que vai cantar o melhor do samba rock acompanhada de banda, e participação especial de Sandra de Sá, dia 22 de novembro, domingo, às 19h30.

 

Arena Carioca Fernando Torres (Rua Bernardino de Andrade, 200 – Parque Madureira): Show de Sylvia Patricia, que vai cantar o melhor do samba rock acompanhada de banda, e participação especial deLan Lan, dia 27 de novembro, sexta-feira, às 19h30.

 

Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró (Av. Brás de Pina, s/n, Parque Ary Barroso. Penha), Show de Sylvia Patricia, que vai cantar o melhor do samba rock acompanhada de banda, e participação especial de Leila Pinheiro, dia 4 de dezembro, sexta-feira, às 19h30.