Secretaria Municipal de Cultura - SMC
CINCO DICAS GRATUITAS PARA APROVEITAR O FERIADO DE TIRADENTES

20/04/2015 10:58:00


O feriado de Tiradentes está chegando. Para aproveitar esse dia, confira cinco dicas de programação cultural gratuita pela cidade:

 

*CIRCUITO MUSICAL: A Secretaria Municipal de Cultura realiza até julho o projeto "Circuito Musical", que envolve renomados artistas que fazem um "tour" semanal, se apresentando em três espaços da SMC, com entrada franca e/ou a preço popular, localizados na zona norte, oeste e zona sul da cidade, que são:  Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, às terças-feiras, na Praça Seca; Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, aos sábados, na Tijuca; e o Teatro Carlos Werneck, aos domingos, no Flamengo.

TIRA O DEDO DO PUDIM EM 100 ANOS DE GUERRA-PEIXE – em 1996, Samuel Araújo, violonista e guitarrista do grupo, inicialmente garimpou as partituras originais de músicas populares do maestro Guerra-Peixe. Em seguida, convocou os músicos Clay Protasio, Paulo dos Passos e Antônio Guerreiro de Faria para juntos formarem um grupo e divulgar a obra do artista. Com Samuel Araújo (guitarra), Antonio Guerreiro de Faria (piano/teclado), Clay Brazil Protasio (contrabaixo) e Chico (saxofone). Dia 21 de abril, terça-feira, às 14h, no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá: Rua Barão, 1180 – Praça Seca.Classificação: livre.

 

*EXPOSIÇÕES NO MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR: As nuances, belezas e singularidades do Rio de Janeiro serão retratadas a partir dessa terça-feira, dia 14, em duas importantes mostras fotográficas no Museu de Arte do Rio - MAR: "Rio - Uma paixão francesa", que abrirá a edição do FotoRio 2015, e "Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940-1960)." Uma seleção de 75 fotografias e vídeos que, provenientes dos acervos das mais respeitadas instituições francesas – Centre Georges Pompidou, Maison Européenne de la Photographie (MPE), Société Française de la Photographie e Musée Nièpce –, retratam o Rio de Janeiro por ângulos originais e singulares. Rio – Uma paixão francesa reúne registros feitos por artistas como os brasileiros Marc Ferrez, Augusto Malta, José Oiticica, Alberto Ferreira e Rogério Reis, os franceses Raymond Depardon e Vicent Rosenblatt, o marroquino Bruno Barbey e o romeno Ghérasim Luca, entre outros expoentes da fotografia do século 19 à atualidade. A produção videográfica será representada por Kátia Maciel, JR e Stephen Dean, entre outros.

 

 

 

 

Já a exposição Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940-1960) reúne trabalhos do artista austríaco realizados no Rio de Janeiro. São cerca de 200 fotografias de um total estimado em mais de 100 mil registros feitos por ele na cidade – o que o situa ao lado de nomes como Augusto Malta e Marc Ferrez na documentação do Rio. Klagsbrunn, de ascendência judaica, chegou em 1939 à então capital brasileira como refugiado do nazismo e descobriu aqui sua vocação para a fotografia. Logo se tornou um dos maiores intérpretes do Rio de Janeiro, construindo uma vasta obra capaz de captar todas as singularidades da sociedade carioca daquele período – seus símbolos e contradições, diferenças e transformações, cruzamentos de classes e culturas.

Acompanhado de sua câmera Rolleiflex e de uma curiosidade incessante, Kurt Klagsbrunn (1918-2005) retratou cenas corriqueiras, do cafezinho no balcão ao glamour das corridas no Jockey Club, e personagens que vão do engraxate e do vendedor ambulante a personalidades internacionais (como cineasta americano Orson Welles durante sua marcante passagem pela cidade, 1942). Trata-se de uma verdadeira antropologia da vida cotidiana no Rio, analisando a circulação de afetos e os sistemas de hierarquia social. Museu de Arte do Rio: Praça Mauá, 5 – Centro. Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h. Às segundas o museu fecha ao público. www.museudeartedorio.org.br

 

*GUIGNOL DA TIJUCA E DO MÉIER – A Secretaria Municipal de Cultura apresenta a programação infantil de Guignol, nos Teatros Municipais de Guignol da Tijuca e do Méier. Programação:

Bonecos que cantam e encantam – Com direção de Jorge Abreu, os atores manipuladores Ygor Lopez, Eline Oliveira, Marcos Campacnag e Jorge Abreu passeiam por clássicos da literatura mundial reunidos em vários esquetes, com belíssimas músicas e encenada por bonecos de todos os tamanhos. Crianças e adultos vão se emocionar com vários quadros que ganham vida a partir de cenas que remetem aos filmes que já encantaram várias gerações como: Aladim, O Rei Leão, A Pequena Sereia, Chapeuzinho Vermelho, entre outros. Terça-feira (21), às 10h30, no Teatro Municipal de Guignol da Tijuca: Praça Comandante Xavier de Brito, s/n. E às 15h30, no Teatro Municipal de Guignol do Méier. Praça Jardim do Méier, s/n.

 

*ROTEIROS GEOGRÁFICOS DO RIO– roteiros a pé pela cidade, com informações históricas, geográficas e culturais do Rio, em parceria com o Instituto de Geografia da UERJ. "O Rio de Tiradentes – dos Tormentos às Reverências", terça-feira (21), às 14h, no Palácio Tiradentes (ALERJ). Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello NeghaRIO / PPGEO (Mestrado Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia – CTC UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (apoio institucional SMC Secretaria Municipal de Cultura). Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado. É conveniente telefonar para confirmar – Inscrições não são necessárias - grátis – a pé facebook.com/roteirosgeorj – roteirosgeorio@uol.com.br (21) 98871-7238 Twitter: @roteirosgeorio – www.roteirosdorio.com

 

*VERÃO NO CASTELINHO – shows intimistas na garagem do Castelinho do Flamengo, às terças-feiras, às 19h. Lívia Nestrovski e Fred Ferreira (21). Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo): Praia do Flamengo, 158. Classificação: 14 anos.