Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Semana de Museus mobiliza equipamentos culturais da cidade

13/05/2020 17:42:00


O mês de maio é um marco para museus e instituições culturais do mundo todo. Começando pela semana dos Museus. A Museum Week como é conhecida, é um movimento global que tem como objetivo democratizar o acesso a Cultura e arte, por meio da divulgação das iniciativas de instituições culturais. A iniciativa este ano tem como tema a "união", neste período tão necessário de pandemia e isolamento social. Além disso, no dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Museus, e as celebrações seguem ao longo da semana com a "Semana Nacional de Museus". Pensando em você, nosso público, a Secretaria Municipal de Cultura não poderia ficar de fora, e durante todos esses dias , nossos equipamentos trarão em suas redes muita informação, bate-papo, muita arte e diversão. 
 
1) Museu das Imagens do Inconsciente - Com mais de 60 anos de existência, o Museu nasce de uma experiência terapêutica da psiquiatra Nise da Silveira, que utilizava a arte como forma de acessar seus pacientes. O espaço, localizado no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, é um centro vivo, interdisciplinar,  de estudo e pesquisa sobre imagens. Com um acervo de mais de 350 mil obras, as principais tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tem a maior e mais diferenciada coleção do gênero no mundo. 
 
"Mesmo em um momento delicado de extrema mobilização e apreensão, por um lado é admirável ver como as instituições vem se esforçando para se adaptar a está nova realidade, e com isso avançando em formas de democratização do acesso. Estamos em uma situação que nos exige solidariedade e atitudes que priorizam o coletivo,  ações como essas colaboram com o cuidado e a responsabilidade social. O que os museus tem a oferecer  é o acesso a cultura e a educação, vejo isso como fortes ferramentas de afeto, zelo e acolhimento. E que após a superação dessa fase, que nós possamos continuar a nós desdobrar para estabelecer cada vez mais formas diferentes e abrangentes de conexões.", destacou Emanuelle Rosa , responsável pelo setor Educativo do Museu.
 
2)Museu Bispo do Rosário - Há 20 anos nascia a instituição que abrigaria as obras produzidas por Arthur Bispo do Rosário durante 49 anos de produção em que esteve internado na Colônia Juliano Moreira. Conhecido como Bispo do Rosário, nascido em 14 de maio, que tinha na arte a sua missão.  A partir do trabalho de Bispo e de seu contexto de criação, a instituição, localizada na Taquara, Zona Oeste do Rio, promove o debate para as questões referentes à saúde mental e à arte contemporânea.
 
O dia 18 de maio também é conhecido como o Dia da Luta Antimanicomial, e de acordo com a coordenadora do Museu, Raquel Fernandes, a instituição também traz à reflexão do público nesses dias a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de isolamento. 
 
"Temos pensado uma série de ações que envolvam atividades caseiras e dicas de cuidados com a saúde mental para que as pessoas possam atravessar esse momento da pandemia. Ações voltadas também para pensar como lidar com as crianças em casa, nesse momento de isolamento, dentre outras. Além do suporte para os profissionais de saúde que estão nessa frente de cuidados . Nossa proposta é dar um incentivo para que as pessoas se mantenham com energia para desenvolver seus trabalhos. Além do cuidado com os nossos artistas, que são usuários da rede de saúde mental. Através das redes socias temos criado um canal para publicar um pouco da história de cada um deles e o que eles têm desenvolvido! 
 
3)Museu da História e Cultura Afro-brasileira (MUHCAB) - Localizado an zona Portuária do Rio de Janeiro, conhecida como Pequena África, o Museu abriga uma extensa programação voltada para a preservação e o resgate da cultura africana e afro-brasileira. A instituição integra o chamado Circuito da Herança Africana, assim como o Cemitério dos Pretos Novos, a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso e o Cais do Valongo, ponto histórico redescoberto em 2011 a partir de obras de urbanização do Porto do Rio e reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 2017.
 
Nesta #museumweek tem dedicado suas publicações a mobilização de artistas nesse período de isolamento social, e de artitas e articuladores culturais de seu território. 
 
"É uma grande oportunidade o MUHCAB participar do Museum Week, uma atividade com representatividade mundial. Mostrar para o mundo a cultura afro-brasileira, tão rica e tão apagada é uma das reparações históricas que temos como missão. Em um momento tão difícil, diante da pandemia do Covid19, a arte cumpre o papel fundamental de transformar as dores do isolamento e acolher as pessoas. Por isso, participamos desse movimento internacional levando nossa energia e cultura diretamente da Pequena África carioca para o mundo!", destacou Rodrigo Nascimento, presidente do Muhcab.
 
4)Museu Histórico da Cidade do Rio - Com mais de 80 anos de existência, o Museu, localizado na Zona sul da cidade, guarda um vasto acervo sobre a cidade do Rio de Janeiro que inclui mobiliário, numismática, armaria, esculturas, porcelanas, pinturas, gravuras e fotografias. Há obras de artistas consagrados como Visconti, Thomas Ender, Antonio Parreiras, Eduardo de Martino, Príncipe Adalberto da Prússia, Ignácio Zulloaga, Glaziou, Victor Meirelles, Augusto Malta e Marc Ferrez.  
 
Nesta #MuseumWeek2020 seguem compartilhando com o público registros de serus acervos e histórias.
 
"Museus são espaços que reverenciamos o amor aos nossos antepassados, materializados na preservação dos objetos. Cada item que compõe nosso acervo museológico tem uma história, uma memória afetiva, energia de sentimentos de um determinado momento!", disse Alexandre Valadão Rios, museólogo e gerente do Museu Histórico da Cidade do Rio. 
 
5) Museu de Arte do Rio - Há sete anos, no coração da cidade do Rio, nascia o MAR. Promovendo um olhar atravessado pela multidiversidade e as diferentes singularidades dos territórios, o Museu se consolida como um espaço de promoção e apoio à educação e à cultura. Com uma coleção própria, formada por aquisições e doações, o MAR conta ainda com empréstimos de obras de algumas das melhores coleções públicas e privadas do Brasil. 
 
Com um projeto inovador de escuta ativa e produção de conhecimento, como a Escola do Olhar, durante a #museumweek2020 o Museu segue dialogando com o público e compartilhando seu acervo, projetos e fomentando o debate sobre cultura e suas diferentes linguagens. 
 
"A MuseumWeek, evento online que o MAR participa pelo segundo ano, é uma importante plataforma global de diálogo entre instituições culturais, que possibilita, por meio de hashtags, que o conteúdo publicado em nossas redes sociais alcance comunidades diversas no mundo inteiro. Em 2020, a ação se faz ainda mais necessária, tendo em vista o panorama mundial de isolamento social por força da pandemia da Covid-19. Neste momento, em que grande parte dos museus do mundo está de portas fechadas, a produção de conteúdos artísticos, educativos e interativos no meio digital é essencial para reafirmar a força das instituições participantes e expandir seus públicos. Através dessa iniciativa, também nos propomos a trocar alento e imaginação com os nossos seguidores nesse cenário tão difícil para todos", destacou Marcelo Campos, Curador Chefe do Museu de Arte do Rio.
 
 
6) Museu do Amanhã - Você conhece o Museu do Amanhã Museu do Amanhã? - É um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana. Durante a #MuseumWeek2020 as redes do Museu trarão curiosidades sobre seus projetos e iniciativas. Acompanhe as redes e saiba mais!