Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Circuito ISS 2019 promove capacitação para produtores culturais

13/11/2019 15:46:00


 
 
A Sala Municipal Baden Powell recebeu cerca de 180 produtores culturais para a edição 2019 do Circuito ISS. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Comissão Carioca de Promoção Cultural (CCPC), tem o objetivo de democratizar o acesso à Lei Municipal de Incentivo á Cultura, a Lei do ISS, dando treinamento e capacitação para os produtores participantes. 
 
A representante da CCPC, Walquíria Raizer, abriu o evento falando sobre a titulação concedida ao Rio, que em 2020 será a primeira Capital Mundial da Arquitetura. Ela ainda ressaltou que os produtores poderão ter a chancela "Rio Capital Mundial da Arquitetura" aumentando a visibilidade para a produção cultural da cidade.   
 
Já o Secretário municipal de cultura Adolfo Konder lembrou a importância de aproximar os produtores dos contribuintes incentivadores. "A Lei de Incentivo é o grande coração da Secretaria. Não queremos ser um mero departamento burocrático, queremos ser parceiros. Agora vamos trabalhar também para fortalecer os projetos que estejam integrados ao Rio Capital Mundial da Arquitetura".
 
A subsecretária de Cultura Danielle Barros ressaltou que a Lei do ISS é uma ferramenta que traz benefícios para toda a cidade. "Nós temos o compromisso de democratizar o acesso à Cultura no Rio de Janeiro. Colocamos toda a nossa rede de equipamentos à disposição, nosso maior desafio é levar esses projetos para todas as regiões da cidade."
 
O Secretário Executivo da CCPC, Eduardo Marques assumiu o compromisso com os avanços na operação do ISS. "Estamos buscando formas de desburocratizar todo esse processo, trazer avanços tecnológicos. Agora estamos atuando para agilizar a prestação de contas, para que ela seja sistêmica, online e remota, essa já é uma demanda antiga dos produtores", afirmou. 
 
O Coordenador de Economia Criativa do SEBRAE, Renier Molina, também se colocou à disposição e reafirmou a principal missão do SEBRAE, que é estimular o desenvolvimento por intermédio dos setores criativos. 
 
A gerente de projetos na subsecretaria de Projetos Especiais na Prefeitura de Teresópolis, Mara Bastos, começou o treinamento destacando a importância dos produtores conhecerem bem seus projetos. Mara também falou sobre captação de recursos e elaboração de projetos e ainda deu dicas para os produtores se prepararem para o Pitch, que será a próxima etapa do processo.  
 
Os produtores culturais participaram de uma dinâmica de grupos e entenderam um pouco mais sobre a próxima etapa, o Pìtch, momento em que eles apresentarão seus projetos a possíveis patrocinadores. Miguel Colker já participou de diversas edições do Conexão, e relembrou o sucesso de sua última participação "No Pitch você pode falar com várias empresas, eu acho uma dinâmica ótima. No ano passado, por causa do Pitch, eu fechei dois patrocinadores", contou o produtor cultural. Esta foi a primeira participação de Alberto serrano. "Ajudou a esclarecer muitas coisas, foi muito proveitoso para mim."
 
Em seguida, o representante da Comissão carioca de Promoção Cultural, Raphael Moreira, explicou algumas questões e abriu o espaço para tirar dúvidas dos participantes.