Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Programa Cadeira Cativa promove sessão exclusiva do musical Peter Pan para ONGs e projetos sociais

09/08/2019 18:11:00


Olhos curiosos e ouvidos atentos acompanharam o musical Peter Pan, na Cidade das Artes. Era um misto de ansiedade, emoção e alegria de estar pela primeira vez num teatro. Cerca de 1.100 crianças, jovens, adultos e idosos de ONGs, projetos sociais e instituições cadastradas no programa Cadeira Cativa, da Secretaria Municipal de Cultura, assistiram à sessão exclusiva do espetáculo na tarde desta sexta-feira.  

A primeira vez no teatro foi em família para Rosineide Alves da Silva, de 35 anos, e as gêmeas Isadora e Pâmela, de 14. As jovens que participam do projeto Tênis da Lagoa há dois anos ficaram impressionadas com a Grande Sala da Cidade das Artes.

- É um projeto ótimo pois muitos não têm condições de vir ao teatro. É bom para crianças e adultos. Acho que elas vão poder vislumbrar outras possibilidades - afirma a dona de casa moradora do Vidigal.

Paula Borges, coordenadora do projeto conta que trouxe 50 dos 250 jovens atendidos pelo Tênis na Lagoa. São 15 anos de trabalho ensinando o esporte e muito mais. O projeto trabalha também para que os jovens se sintam parte da cidade.

- Eles precisam perceber que podem ir ao cinema, ao teatro... Essa iniciativa é incrível porque eles jamais teriam acesso. A cultura é o futuro do nosso país. Temos que mostrar tudo que ela oferece, desde o aprendizado da nossa história até um musical da Broadway. Eles têm direito a isso como toda criança.

Já a fã de novelas e programas de TV, Letícia Ferreira dos Santos, de 17 anos, se animou com a ideia de ver os atores tão de perto ao saber do ingresso disponibilizado pelo programa Cadeira Cativa no projeto Recriando Raízes, em Costa Barros.

- Me senti muito feliz. Adoro o romance na história do Peter pan - conta a aluna de trança do projeto social.

Há 16 anos o Recriando Raízes oferece cursos e reforço escolar para crianças e jovens de 7 a 29 anos.

- Nosso bairro é conhecido muito pela violência, mas dentro de Costa Barros moram jovens que querem viver a cultura, que querem viver coisas diferentes. Tenho certeza que outras portas vão se abrir para esses jovens -, afirma a diretora da instituição Ilma Rocha.

Integrantes de 18 instituições assistiram ao musical Peter em uma sessão exclusiva para ONGs e projetos sociais atendidos pelo programa Cadeira Cativa na tarde desta sexta, 9 de agosto, na Cidade das Artes. 

Desde o lançamento, projeto de democratização do acesso às artes da Secretaria Municipal de Cultura já cadastrou 400 instituições. A iniciativa, que também pretende formar futuros consumidores da cultura, distribui gratuitamente cerca de 2 mil ingressos de atividades culturais por mês para pessoas de baixa renda, ONGs, projetos sociais e escolas e universidades públicas.

Para participar, o responsável pela instituição deve fazer a inscrição online informando dados como a faixa etária do público atendido e a área de atuação. Após a coleta das informações, as organizações serão direcionadas aos espetáculos de acordo com o perfil. As inscrições devem ser feitas no site www.rio.rj.gov.br/web/smc.