Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - SMASDH
Festa de fim de ano reúne crianças e idosos abrigados na rede da SMASDH, no Irajá

18/12/2017 17:19:00  » Autor: Renata Sequeira


Elias Rodrigues, de 68 anos, queria ver o Papai Noel. A., de 11 anos, também. O primeiro, porque queria lembrar os tempos que ia ao Maracanã receber o ‘bom velhinho’ e ganhar um brinquedo. Já a menina, apesar de não acreditar mais, se disse ansiosa por ver a pessoa fantasiada. Os dois viram e ganharam presentes, doados por padrinhos, na festa de final de ano organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que aconteceu, neste sábado (16/12), na Praça Ferreira Souto, no Irajá. A atividade reuniu crianças e idosos de abrigos da rede da Prefeitura e da Fundação Leão XIII.
 
“Hoje foi um dia muito especial, porque as crianças e idosos tiveram a chance de saírem dos abrigos e passarem por momentos de alegria. Quero agradecer aos funcionários da secretaria e dos abrigos, que trabalharam para a realização dessa festa. Queria agradecer a todas as pessoas que colaboraram. Nós conseguimos padrinho para todas as crianças e idosos e queria fazer um apelo: que esse apadrinhamento não seja apenas nesse período de Natal, que seja o ano todo. E isso não significa dar presente. Eles precisam de carinho e atenção”, disse o secretário Pedro Fernandes.
 
 
A festa reuniu bebês e crianças, com idade até 12 anos, de cinco unidades da secretaria: Ana Carolina, Bia Bedran, Ziraldo, Lucinha Araújo e Frida Khalo. Já os cerca de 40 idosos eram de três abrigos da Fundação Leão XIII, localizados em Itaipu, Sepetiba e Guaratiba. “A melhor coisa foi lembrar o Papai Noel, porque eu via os paraquedistas descendo e ganhava bola e brinquedo. Quando ele descer de helicóptero eu vou ser, novamente, aquele menino que ia ao Maracanã”, disse Elias, que mora há oito meses no Centro de Recuperação Social Campo Grande, em Guaratiba.
 
O dia começou com uma celebração ecumênica com o diácono Fernando Cortez, da Paróquia da Nossa Senhora da Apresentação, e com o pastor Josemar Ferreira, da Igreja Batista Renovada Monte Moriá. As atrações incluíram os palhaços da Lona Cultural de Guadalupe, apresentação de capoeira dos alunos do projeto Semear, que treinam na unidade do Shopping Via Brasil, de dança com as idosas da Vila Olímpica Greip da Penha e o Grupamento de Cães da Guarda Municipal. A festa faz parte da programação de fim de ano da secretaria, que inclui atividades nos abrigos, nos CRAS, CREAS (unidades de atendimento) e almoço de fim de ano para os idosos, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa.
 



Serviços Serviços