Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

26/01/2010


A política climática da Cidade do Rio de Janeiro, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) através de sua Gerência de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, vem sendo implementada através de uma moderna, ágil e intensificada atuação. Esta envolve a transversalidade entre as diversas áreas da administração municipal, sólidas parcerias com instituições acadêmicas de excelência através de ações compartilhadas, como projetos e pesquisas, e atividades inovadoras nos setores de gestão de resíduos sólidos, transportes, urbanismo, energia e defesa civil, entre outros, visando sempre à sustentabilidade e à mitigação e/ou adaptação das emissões dos gases do efeito estufa.


A Cidade do Rio de Janeiro foi uma das primeiras no país a definir uma Política Municipal de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, estabelecendo metas de redução de emissões de gases do efeito estufa para os próximos anos: até 8% em 2012, até 16% em 2016 e até 20% em 2020, com relação às emissões registradas em 2005 pelo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa elaborado pela SMAC em parceria com a COPPE. Tais metas serão devidamente controladas pela entrada em operação do sistema de monitoramento dos gases do efeito estufa em 2012.


Foi também criado o Fórum Carioca de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, composto por representativos segmentos do Poder Público, da iniciativa privada e sociedade civil, cujo objetivo é contribuir na busca de soluções viáveis para adoção de políticas públicas visando reduzir e combater os efeitos climáticos na cidade.
A SMAC, em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), elaborou o Mapa de Vulnerabilidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que identifica os impactos sobre o meio físico e as respectivas vulnerabilidades sócio-econômicas e dos sistemas naturais.


A atual gestão municipal vem envidando esforços no sentido de colocar a Cidade do Rio de Janeiro na ponta em relação ao Marco Regulatório na área climática: conjunto de Leis, Decretos e Resoluções que constroem o arcabouço legal e administrativo das políticas públicas voltadas para as Mudanças Climáticas.

 

 

 

 

 

 

 

 






Serviços Serviços