Programa Rio Escolas Sustentáveis

 
 
É indiscutível o protagonismo das cidades no combate à mudança do clima. Atualmente, 54% da população mundial vive em áreas urbanas e esse número tende a aumentar para 66% até 2050 (ONU). Esse fenômeno também é uma realidade no Brasil, onde mais de 85% da população vive em áreas urbanas, podendo chegar a 90% até 2050 (WRI). Sendo assim, a necessidade de combater o processo de mudança do clima vem levando à busca de alternativas viáveis para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). É fundamental, portanto, adotar um conjunto articulado de ações que incentive uma mudança de paradigma e de comportamento da nossa sociedade.
 
 
Dentro desse contexto, o histórico Acordo de Paris, adotado na 21ª Conferência das Partes - COP21 da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Paris, colocou as cidades como atores chave para manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C até 2100. Cabe ressaltar que, visando a ampliação das diversas ações previstas no acordo, este reconhece, em seu artigo 12, a importância da educação, formação, sensibilização, participação, cooperação e acesso do público à informação.
 
 
O Programa Rio Escolas Sustentáveis, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com fundamental apoio da Secretaria Municipal de Educação, foi inicialmente implementado e monitorado em seis (06) escolas-piloto da Rede Pública Municipal de Educação, em diferentes Coordenadorias Regionais de Educação. As escolas-piloto foram selecionadas segundo o seu nível se engajamento, visibilidade e capacidade de disseminação de boas práticas, com a intenção de fazer dessas escolas um ponto difusor deste conhecimento e consciência no seu raio de ação na sociedade de entorno. Cabe destacar que foram elaborados Diagnósticos de Eficiência e Sustentabilidade e Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa para cada escola-piloto, permitindo a definição de estratégias e ações nas áreas de eficiência energética, gestão de resíduos, uso racional da água e produção orgânica. Dessa forma, o Programa tem como principal objetivo a ampliação da educação ambiental sobre mudança do clima nas unidades escolares municipais, corroborando com as ações de conscientização dos alunos sobre sustentabilidade já desenvolvidas no currículo escolar, por meio da implantação de um conjunto articulado de ações de estímulo à adoção de práticas sustentáveis associadas à redução de emissões de gases de efeito estufa. Atualmente 30 escolas municipais fazem parte do Programa Rio Escolas Sustentáveis.
 
 
Desta forma, a integração do setor de meio ambiente e educação na Rede Pública Municipal de Educação a torna mais saudável, sustentável e eficiente, do ponto de vista urbano e ambiental, visando melhor prepará-las para enfrentar os desafios associados à mudança do clima. As escolas participantes terão o duplo desafio de educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo em que se transformam em um espaço educador sustentável. E o grande ganho deste programa é que a comunidade escolar e do entorno se tornam mais conscientes e responsáveis por suas ações, como também mais atuantes no enfrentamento da mudança do clima.


56_INSTANCE_8hQF 56_INSTANCE_8hQF p_p_id_56_INSTANCE_8hQF_
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110