Parque Natural Municipal Chico Mendes

Vista aérea do Parque

 

 

História do Parque

 

   Situado em área de restinga, na planície da baixada de Jacarepaguá, o Parque oferece ao visitante um amplo espaço para educação ambiental, lazer e pesquisa. São quase cinco km de trilhas sinalizadas onde está incluída a trilha para portadores de deficiência visual com cordão condutor e placas em Braille.

   O Parque Chico Mendes foi criado em 1989 pelo Decreto Municipal 8452 com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local onde ocorrem espécies de fauna e flora consideradas raras.

   A manutenção das condições naturais do Parque, cuja área é de 43,6ha, permite a proteção de um dos principais moradores do local, o jacaré-do-papo-amarelo.

 

Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)

 

   Além do jacaré o Parque conta com mais de 120 espécies de aves, alguns mamíferos como a capivara e a preguiça e vários répteis.

 

Corujinha-do-mato (Megascops choliba)

 

 

Capivara (Hydrochaeris hydrochaeris)

 

 

 

   Urutau ou Mãe-da-lua (Nyctibius griseus)

 

 

   O Parque Chico Mendes oferece oportunidades únicas em educação ambiental com programas que vão desde a visita guiada por monitores até os eventos educativos que ocorrem mensalmente nas proximidades do Centro de Visitantes do Parque. No Centro de Visitantes é possível encontrarmos várias informações sobre fauna, flora e assuntos diversos sobre o meio ambiente. É neste espaço que estão disponíveis as normas de conduta em ambientes naturais, tornando a visita mais interessante e segura.

 

Sede do Parque

 

    A visita monitorada pode ser agendada por telefone e acontecem de terça a sexta em dois horários, 10 e 14hs.

    O Parque Chico Mendes oferece nos meses de junho e julho a Visita Noturna Monitorada. É uma oportunidade única de conhecer os animais de hábitos noturnos que fazem parte da fauna local.

     O Parque está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e até as 18 h, durante o horário de verão. Possui banheiros, estacionamento, bebedouro e bicicletário, além de cadeiras especiais adaptadas para suas trilhas de areia.

 

 

Mapa do Parque

 

 

 

 

CALENDÁRIO ANUAL DE ATIVIDADES EDUCATIVAS DO PNMCM

 

 



56_INSTANCE_V9Oy 56_INSTANCE_V9Oy p_p_id_56_INSTANCE_V9Oy_
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110