ARTICULAÇÕES INSTITUCIONAIS

26/01/2010


Buscando sempre articular com instituições de excelência nos setores públicos, na iniciativa privada e na sociedade civil organizada, a Gerência de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da SMAC, ao longo desses dois anos, estabeleceu importantes parcerias que garantiram o êxito, a credibilidade e a transparência de seus projetos e atividades.

 

Dentre essas articulações, destacam-se:

 

· Banco Mundial
O Banco Mundial vem prestando apoio técnico e financeiro à implantação do Sistema de Monitoramento de GEE da Cidade do Rio de Janeiro e à estrutura para o financiamento de carbono (Programa Rio City Wide). Foram montados Workshops, videoconferências e seminários para definição e acompanhamento dos projetos, que possuem apoio técnico da COPPE/UFRJ e WRI – World Resources Institute.

 

· SEBRAE-RJ
Foi celebrado em 21 de Maio de 2010 o Protocolo de Intenções entre SMAC e SEBRAE-RJ, tendo como objeto formalizar a intenção de promover o desenvolvimento sustentável, econômico e tecnológico no Município, por meio de mútua colaboração, no sentido de fortalecer o ambiente público, com foco nas micro e pequenas empresas e nos empreendedores individuais. A execução das ações elencadas pelo Protocolo ficará a cargo do Centro de Educação Ambiental da SMAC.

 

· TCE - Tribunal de Contas do Estado
Foi firmado em 15 de Dezembro de 2010 Protocolo de Cooperação Técnica e Científica entre SMAC e TCE – Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, visando criar intercâmbio, em mútua colaboração, estabelecendo atividades conjuntas de cunho técnico, científico e cultural, direcionadas a garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado à população da Cidade. A execução das ações elencadas pelo Protocolo, através da Escola de Gestão do TCE, ficará a cargo do Centro de Educação Ambiental da SMAC.

 

· FKA - Fundação Konrad Adenauer
Foi firmado em Novembro de 2011 um Protocolo de Intenções entre SMAC e FKA, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, tecnológico e o combate às mudanças climáticas no Município, por meio de mútua colaboração, no sentido de apoio e cooperações aos projetos e atividades relativos aos Megaeventos que serão realizados na Cidade. O Protocolo foi firmado no Workshop Green Rio 2014 – da Rio+20 até as Olimpíadas, promovido pela FKA e SMAC em Novembro de 2011.

 

· COPPE/UFRJ
Apoio científico, através do Laboratório Centro Clima, no desenvolvimento da metodologia que fundamentam diversas ações empreendidas pela SMAC, tais como: a elaboração de metodologias de cálculo para neutralização das emissões de gases do efeito estufa oriundos da construção civil, embasando a Resolução Conjunta SMAC-SMU nº. 14/2009 ; a elaboração do Inventário e Cenário de Gases do Efeito Estufa ; a implantação dos projetos do Sistema de Monitoramento de GEE da Cidade do Rio de Janeiro e à estrutura para o financiamento de carbono (Programa Rio City Wide), em parceria om o Banco Mundial.

 

· Governo do Estado
Articulações na área de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

 

· Governo Federal
Articulações na área de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

 

· INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Elaboração do Mapa de Vulnerabilidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro , em conjunto com a Embaixada Britânica.

 

· CEBEDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
Articulações na área de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

 

· Fundação Ford
Articulações na área de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

 

· FBDS – Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Articulações na área de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

 

· EPA – US Environmental Protection Agency
Articulações na área de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

 

· Consulado Chinês
Articulações na área de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

 

· Consulado Americano
Articulações na área de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

 

· Embaixada Britânica
Apoio financeiro à elaboração do Mapa de Vulnerabilidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

 

· Câmara dos Vereadores
Articulações para a Lei 5.248/2011 , que institui a Política sobre Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável

 

· Assembléia Legislativa
Articulações para a composição do Fórum Carioca de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

 

· GE – General Electric
Articulações na área de Sustentabilidade

 

· TKCSA – Companhia Siderúrgica do Atlântico
Principal indústria integrante do Complexo Siderúrgico da Zona Oeste, suas emissões de GEE são contabilizadas e comunicadas em separado das emissões da Cidade, por força da Lei 5.248/2011 ; e as ações de mitigação são regidas pelo Decreto 32.975/2010 . Em vista disso, a SMAC fiscaliza atualmente ações de reflorestamento no Maciço da Pedra Branca (Morros do Carapiá, Caboclos e Santo André), totalizando 164,3 hectares. A SMAC recebeu também o Inventário Preliminar de GEE referente ao 1º ano de pré-operações da empresa.

 

· ICLEI – Local Governments for Sustainability
Articulação para a Reunião da C-40 em São Paulo em Junho de 2011.

 

· Saber Global
Participação em Seminários sobre Desastres Naturais

 

· Participação em Eventos
Participações da Gerência de Mudanças Climáticas em Seminários, Workshops e Conferências em diferentes eventos no Brasil e no exterior tendo como tema Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável.






56_INSTANCE_V9Oy 56_INSTANCE_V9Oy p_p_id_56_INSTANCE_V9Oy_
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110