Conheça a Secretaria

 

 

Secretário Municipal de Meio Ambiente

Marcelo André Cid Heráclito do Porto Queiroz

 Marcelo Queiroz

 

MARCELO QUEIROZ é advogado e pós graduado em Direito Fiscal pela PUC-RIO e Gestão e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Economia no IBMEC-RJ. Cursou Fortalecimento Político para Novas Empresas, da Fundação Friedrich Naumann Stiftung, na Alemanha. Foi Líder Estudantil e Presidente do Diretório Central de Estudantes da PUC-RIO, Vereador, Deputado Estadual e Secretário de Administração da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atualmente, é Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro e Presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA-BRASIL).

 

 

Chefe de Gabinete

Nilo Sérgio Alves Félix

 

Formado em Administração de Empresas em 1974 - CRA-6348-RJ com graduação em O&M, completou 49 anos de serviços prestados como executivo da indústria do Turismo Nacional e do Rio de Janeiro, sendo 30 anos no setor privado e 19 anos no setor público. Considerado o decano do turismo brasileiro, foi pioneiro na implantação de hotéis no norte e nordeste e combateu o turismo sexual. Carioca de Bangu, Nilo conheceu a atividade no norte do país, onde foi ajudar a construir o primeiro grande hotel da região. Isso em 1969, quando ele tinha apenas 20 anos. Era uma época em que o Governo Federal incentivava a construção de hotéis no Norte e Nordeste, porque as redes se concentravam no eixo Rio-São Paulo. "A Cruzeiro do Sul, (companhia aérea já extinta) compreendeu a importância e construiu a rede Selton Hotéis. Fui para fazer as rotinas e implantar o hotel em Belém do Pará", lembra Nilo. "A experiência começa aí. Nunca imaginei que iria trabalhar com turismo", confessa. De Belém, ele foi deslocado para Rondônia, quando o atual estado ainda era território. "Em Porto Velho só tinha uma rua asfaltada, e de paralelepípedo. Você descia do avião e vinha um enfermeiro te dando uma vacina contra malária", recorda. Depois foi para São Luís (Maranhão), e Natal (Rio Grande do Norte), onde foi convidado para ser gerente-geral do novíssimo Ducal Palace Hotel, projeto do arquiteto Paulo Casé, recém-falecido. "De Natal fui para o Rio, para os hotéis de Angra. Fiquei 20 anos na Costa Verde, implantei e gerenciei o Paraty, o Hotel do Frade e o Portobello, sempre no setor privado". Nilo Sérgio trabalhou 30 anos no setor privado. Até que foi convidado para a Embratur, onde foi decisivo na mudança de conceito sobre o que é turismo. "No Passado, a Embratur se limitava ao patrocínio de festinhas e desfile de misses. Isso até 1995, quando o então ministro (Francisco) Dornelles assumiu o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, acabou com o patrocínio de coretos e levou o turismo para a pauta econômica". Como superintendente da Embratur no Rio, iniciou a campanha contra o turismo sexual. "Vendiam o Brasil com mulheres de biquíni em poses eróticas. A imagem que vendiam lá fora era de bumbum de mulher. Era campanha do Governo Federal, com selo da Embratur, explorando a sensualidade da brasileira". 

Diretor do grupo Hoteleiro Portotel Empreendimentos Turísticos durante 18 anos (1978 - 1996). Superintendente da EMBRATUR no Governo Federal e representante do Ministro de Estado no RJ. (1996 - 2002). Subsecretário de Turismo do Estado do RJ (2003 - 2006). Presidente da TURISRIO, Companhia de Turismo do Estado do RJ (2007 - 2011). Subsecretário de Esportes e Lazer do rJ (2011 - 2014). Secretário de Estado de Turismo RJ (2015 - 2018). Presidente do Fórum Nacional de Secretarias de Estado de Turismo (2016 - 2017).

Títulos de Comendador: Cruz do Mérito Juscelino Kubistschek - 2015. Medalha dos Nobres Cavalheiros de São Paulo, da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - 2004. Medalha Tiradentes - 1997. Medalha Pedro Ernesto - 1998.

Honrarias: Personalidade do Ano 2016 da Academia Brasileira de Honrarias e Mérito. Personalidade Nacional do Turismo do Ano de 2010 da Folha Dirigida e Mercado e Eventos. Prêmio Brasil Olímpico pela participação direta na conquista das olimpíadas 2009.

 

 

 

Subsecretário de Licenciamento e Sustentabilidade

Paulo Cesar da Silva

 

 

Formação: Arquitetura e Urbanismo

Graduado em 1986 - Instituto Metodista Bennett

Curso de Pós graduação em Sociologia Urbana na UERJ em 2002.

Mat. 11/150.737-5 - CAU A12762-0

Apresentação Profissional

Ingressou na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 1991

Secretaria Municipal de Urbanismo através de Concurso Público para Arquitetos.

Atuou de 1991 a 2000 nas Gerências de Licenciamento e Fiscalização de Bangu, Irajá, Jacarepaguá e Méier e de 2000 a 2019 atuou no Gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo no assessoramento ao Secretário e ao Subsecretário nas rotinas e nos casos de maior complexidade relativo às questões urbanísticas (uso e ocupação do solo) demandadas pela Assembleia Legislativa. Câmara Municipal, Ministério Público e demais órgãos de controle. Participou da Comissão Especial de Avaliação da Secretaria Municipal de Fazenda, como membro titular representante da Secretaria Municipal de Urbanismo, subsidiando a comissão com a instrução urbanística para avaliação nos processos de investidura, permissão e cessão de uso, locação de imóveis e licitações.

Demais experiências:

Elaboração de Projetos de Arquitetura e de estrutura de concreto armado para estrutura convencional e pré-moldado em edificações residenciais, industriais e de armazenagem.

Período 1980/1981 – Grupo Auxiliar de Planejamento e Projetos

Período – 1981 - Sociedade Brasileira de Projetos

Período – 1981/1986 – Sociedade de Engenharia Imester Ltda.

Período 1987/1991– Construtora Oxford Ltda. 

 

 

Subsecretário de Gestão

Virginio Vieira Oliveira

 

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamental. Possui graduação em Administração pela UFRJ e Mestrado em Administração Pública pela FGV/EBAPE (perfil-midias-sociais). É Servidor do quadro efetivo da PCRJ - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2008, no cargo de Administrador da antiga SMA - Secretaria Municipal de Administração (portal do servidor em 2012). Participou em 2009 da equipe que implantou o pregão eletrônico através do COMPRASNET na PCRJ. A partir de 2011 passou a compor o quadro de instrutores das turmas de formação de pregoeiros e integrantes de equipes de apoio da PCRJ, também em 2011 foi designado como responsável pelo acompanhamento das metas do acordo de resultados com a Casa Civil no âmbito da SMA. Recebeu elogio publicado no D.O. em 2013 pelo seu desempenho no aperfeiçoamento da ferramenta de gestão e acompanhamento do Indicador de Excelência em Compras Governamentais. Em 2015 foi nomeado coordenador de desenvolvimento de projetos e designado como ponto focal da SMA agindo como elo de ligação entre o Escritório de Gerenciamento de Projetos e Metas da Casa Civil, o Instituto Fundação João Goulart e o titular da SMA . Em 2017 assumiu a Gerência de Valorização e Capacitação do Servidor na Subsecretaria de Serviços Compartilhados da CVL. Em 2018 esteve cedido ao Ministério da Saúde na função de Coordenador Geral de Disseminação de Informações em Saúde no DATASUS (Departamento de Informática do SUS) (Entrevista para TV Senado em 2018). Antes de ingressar para o serviço público atuou durante 22 anos na Governança em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), liderando áreas como: Gestão de serviços de infraestrutura para automação de escritórios; e Gestão de negócios internacionais para outsourcing em TIC. (currículo completo)



56_INSTANCE_V9Oy 56_INSTANCE_V9Oy p_p_id_56_INSTANCE_V9Oy_

 

 

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110