Secretaria realiza plantio de espécies nativas de Mata Atlântica

17/07/2017 16:59:00


Em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas, a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente  (SECONSERMA) promoveu nesta segunda-feira (17/7) um plantio de espécies de restinga, no Parque Natural Municipal Marapendi.

 

 

A restinga é uma espécie de mata atlântica de transição entre o mar e a montanha. E tem como principal característica ser vegetação de solo arenoso, geralmente observado em beira de praia ou áreas perenemente alagadas.

 

"O programa de reflorestamento tem como objetivo principal a recomposição da cobertura florestal original de Mata Atlântica em áreas degradadas no município, em encostas, na prevenção de deslizamentos, em áreas de mangue, restingas e faixas marginais de curso d'agua", afirmou o secretário Rubens Teixeira.

 

Entre as espécies plantadas nesta segunda, estão a "tabebuia cassinoides", popularmente conhecida como Caixeta, que está ameaçada de extinção; e a "Eugênia Uniflora",  conhecida como Pitanga, que além de comestível, atrai pássaros que comem o fruto e dispersam as sementes, germinando a área.

 

A SECONSERMA utiliza nos plantios um gel hidratado com água para garantir uma mini-reserva de água para a melhor sobrevivência das espécies.

 

O Parque Marapendi está finalizando a troca da vegetação exótica pela nativa, de restinga, mais resistente, ao sol,  vento e salinidade.

 

Após o plantio, a SECONSERMA fez um workshop sobre unidades de conservação, com os gestores dos parques naturais do município, com o objetivo de pensar o meio ambiente. Em breve, as ideias discutidas no workshop serão transformadas num grande seminário que vai discutir o meio ambiente.

 

Legenda da foto:

O secretário de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, e o subsecretário de Meio Ambiente,  Justino Carvalho, plantaram a espécie  "Maytenus  Obtusiofolium", conhecida como "Carne de Anta" no Parque Natural Municipal Marapendi


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços