Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro - RIOTUR
visit.rio - a nova marca do turismo carioca

22/12/2015 13:37:00


A Secretaria de Turismo, a Riotur e o Rio Convention Bureau celebram a chegada do verão do ano mais esperado pelos cariocas com o lançamento do Visit.Rio, a nova marca de promoção do turismo da cidade

Rio é a primeira cidade na América Latina a ter um domínio com o seu nome

 

Com a proximidade da chegada das Olimpíadas, o turismo carioca apresenta sua novíssima plataforma de comunicação: Visit.Rio. Criada com o objetivo de facilitar a comunicação com visitantes e moradores da cidade, a marca Visit.Rio foi pensada para estabelecer uma identidade única, aumentar a interatividade e nortear todas as peças promocionais, plataformas digitais e o material impresso do turismo do Rio.

A principal vitrine da nova marca é o portal visit.rio, que substitui o site Rio Guia Oficial com um design mais moderno e serviços de geolocalização e mobilidade integrados, propostas inéditas nos serviços oferecidos na cidade.

A publicação mensal Guia do Rio, editada pela Riotur há 40 anos, também será rebatizada de Visit.Rio, ganhando nova diagramação e um desenho mais arrojado. Todo o material impresso produzido a partir de agora – como folhetos, showcases, mapas e informativos especiais produzidos pontualmente para eventos de grande porte, como as Olimpíadas - levará o selo Visit.Rio. A ideia é deixar um legado na área de comunicação, criando unidade e eficiência no material turístico.

 - Nossa nova marca Visit.Rio, pensada para ser algo de compreensão mais internacional, uma vez que é de fácil entendimento em português, inglês e espanhol, estará estampada em nossa revista, em todo material gráfico e, especialmente, no nosso novo portal, o primeiro a levar o domínio .rio ao ar na íntegra, sem redirecionamento para sites .com.br, e que apresenta conteúdo relevante e atual sobre os serviços e atrativos turísticos da cidade – explica o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

 - Os principais destinos turísticos internacionais são grandes competidores e investem cada vez mais pesado na captação de turistas. Sem dúvida, nos dias de hoje a internet é uma das principais ferramentas para atingir os principais mercados emissores. Com o visit.rio, o Rio de Janeiro não apenas se posiciona como um produto turístico preparado para receber e dar todo o suporte necessário aos nossos visitantes, mas, também, como um destino precursor no Brasil na forma de divulgar seus atrativos e serviços – afirma Alfredo Lopes, presidente do Rio Convention & Visitors Bureau.

A primeira versão do site, que estreia junto com a chegada do verão e estará no ar a partir de 22 de dezembro, apresenta a nova identidade visual, com foco na marca visit.rio. As principais atrações da cidade (praias, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã etc) são apresentadas num formato de mosaico na seção Rio Imperdível, enquanto curiosidades sobre o estilo de vida e dados sobre clima e geografia estão disponíveis em O que nos faz especial no estilo parallax (técnica que causa uma ilusão de profundidade nas interfaces). Informações úteis e de Mobilidade também são de fácil localização na home. As seções Agenda, O que Fazer e Onde Comer são as mais dinâmicas, com informações variadas e atualizadas sobre a programação e as novidades da cidade. Na seção Wishlist, o usuário seleciona as atrações que deseja visitar, organiza de acordo com sua agenda e personaliza seu roteiro, podendo ainda compartilhar em suas redes como será sua programação na cidade. A parte dedicada a Negócios traz o calendário de feiras, congressos e eventos do segmento. Destinos turísticos localizados nos arredores, como Búzios e Paraty, também são prestigiados no novo portal, na área Por Perto. Quem acessar o portal em busca de dados sobre o Rio Olímpico será redirecionado para a página Cidade Olímpica, mantida pela Prefeitura.

A partir de maio de 2016, o portal fica ainda mais incrementado, realizando interação com apps e páginas parceiras para ajudar a traçar rotas utilizando o transporte público, que realizem venda de tíquetes e passeios turísticos e que forneçam reserva de hotéis, apart-hotéis, albergues, pousadas e hospedagem no estilo cama e  café.

Nas redes sociais, o nome @visit.rio também substitui o @rioguiaoficial no Instagrame vem acompanhar o canal no Youtube, que já usava VisitRio desde seu lançamento, em 2009.  No Facebooke no Twitter, a cidade já utilizava o nome Rio de Janeiro e assim será mantido. 




Serviços Serviços