Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro - RIOTUR
Igreja de Nossa Senhora da Penha

30/01/2010 13:40:00


Destaca-se pela devoção popular , difundida em quase todo país, e pela original localização, num penhasco bastante alto e de pura pedra, fazendo com que seja avistada a quilômetros de distância. Foi construída em 1635, como igrejinha simples e rústica, pelo capitão Baltazar de Abreu Cardoso, em terras de sua propriedade. Em 1728,a confraria foi transformada em Venerável Irmandade de N.S da Penha de França.

 

Obras foram feitas para a ampliação, especialmente a escadaria, para dar mais segurança a quem subia a imensa rocha. Objeto hoje de lendas, e local de pagamento de promessas, a agora famosa escadaria tem 382 degraus abertos na rocha-viva e há os devotos que sobem de joelhos em penitência. O interior da igreja denota simplicidade, tendo apenas um altar na capela-mor onde está a imagem da padroeira. Ao fundo pode-se ver o antigo altar da primeira ermida com a imagem de N.S do Rosário. O templo tem duas torres, com carrilhão vindo de Portugal.

 

Atualmente a igreja é centro de grandes romarias, sobretudo no mês de outubro, dedicado á devoção da santa. Existe no local a Casa dos Romeiros e uma grande sala das promessas, com ex-votos e grande número de objetos.


Endereço: Largo da Penha, 19 - Penha Circular
Email: faleconosco@santuariopenhario.org.br
WebSite: http://www.santuariopenhario.org.br
 


Imagens relacionadas:































Serviços Serviços