Comlurb recebe nova frota de veículos para coleta seletiva

24/08/2018 16:59:00

O prefeito Marcelo Crivella entregou, nesta quinta-feira (23/08), uma frota de 17 novos veículos que serão usados pela Comlurb no serviço de coleta seletiva de lixo. Modernos e ágeis, os veículos possuem mecanismos que reduzem os esforços físicos dos garis, o que vai dar mais eficiência ao serviço. São 13 caminhões coletores com capacidade para oito metros cúbicos; outros quatro são do tipo gaiola, com carroceria basculante, de 18 metros cúbicos de capacidade, equipados com guindastes hidráulicos, para facilitar a colocação de materiais mais pesados. Todos são azuis, com cabine branca, e exibem adesivos com a logomarca da Companhia e do serviço.

"Com o novo contrato, economizamos R$ 300 mil por mês. Essas viaturas eram alugadas de outra empresa, pagando R$ 3,6 milhões a mais (por ano). São R$ 3,6 milhões que fazem muita diferença para o Rio de Janeiro. Quando vemos, em momento de crise como esse, o município poder renegociar sua frota específica para coleta seletiva, isso é algo extraordinário", destacou Crivella.

O presidente da Comlurb, Tarquínio de Almeida, ressaltou que os novos veículos deverão permitir à companhia ampliar o serviço de coleta seletiva:

"São veículos de última geração, com capacidade maior do que a frota anterior, e com possibilidade de atingirmos a coleta seletiva nos 160 bairros do município. Com o contrato antigo, até hoje estávamos coletando em 113 bairros. Daqui para a frente, a Comlurb vai buscar a meta dos 160 bairros. Podendo entrar nas comunidades também, porque os veículos são compactos, justamente para poder acessar ruas estreitas".

Atualmente, a coleta seletiva tem 26 roteiros diários, nos 113 bairros onde o serviço é feito, porta a porta, uma vez por semana, em dias alternados aos da coleta domiciliar, de segunda a sábado, em dois turnos (inclusive nos feriados).

Frota renovada

Os antigos caminhões da coleta seletiva eram veículos adaptados para a função, compactadores que foram modificados para coleta sem compactação de materiais recicláveis. Os novos são próprios para o serviço e têm a função basculante, que permite a retirada automática dos materiais, sem que os garis precisem descarregar manualmente. Eles também são mais baixos na altura, o que reduz o esforço físico despendido pelos garis na coleta manual dos recicláveis e agiliza o processo.

Além da frota da coleta seletiva, a Comlurb também está substituindo os veículos usados em serviços especiais. São 16 caminhões basculantes com capacidade de sete metros cúbicos e três do tipo minibasculantes, com carroceria de três metros cúbicos, que serão usados no serviço de remoção gratuita. Todos possuem a função que permite o transbordo dos materiais automaticamente, sem que os garis precisem descarregar manualmente.

Outros dois caminhões de carroceria – um com tanque de água e lava-jato – serão empregados na retirada de pichações e na limpeza de túneis e monumentos. São, no total, 38 novos veículos substituindo a frota antiga, que já estava com mais de cinco anos de uso.

Fale
Conosco

Instagram da Prefeitura do Rio

• Notícias pelo celular

Saiba pelo WhatsApp tudo o que a Prefeitura do Rio está fazendo por você.

• Atendimento Telefônico

Atendimento de domingo a domingo, 24h por dia.

• Centrais de Atendimento

Caso você precise de um atendimento personalizado ou serviços que não estão disponíveis online.

Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova

• Aplicativos

Solicite diversos serviços diretamente do seu dispositivo móvel.

• Riotur

O que fazer, o que comer, onde ficar. Dicas para moradores e visitantes da cidade. Conheça o Rio.

• Data.Rio

O DATA.Rio integra um novo modelo de planejamento, integração, gestão e disseminação da informação da Prefeitura. Acesse o Portal: