Maternidade Leila Diniz e BRT lançam campanha de doação de frascos para banco de leite
16/08/2018 12:22:00Para marcar o "Agosto Dourado", mês de conscientização sobre a importância da amamentação, equipes do banco de leite da Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, e das clínicas da família Bárbara Mosley de Souza e Otto Alves de Carvalho, ambas em Jacarepaguá, vão arrecadar frascos de vidro com tampa plástica a serem usados para o armazenamento do leite humano doado. A iniciativa é uma parceria com o BRT e acontece nos dias 20, 21 e 22, das 8h às 15h, no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. As ações também têm o apoio da Coordenação da Área Programática 4.0, que abrange a área da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. O material será entregue ao Banco de Leite Humano da Maternidade Leila Diniz e à Clínica da Família Bárbara Mosley de Souza.
Durante o evento haverá banners com informações sobre mitos e verdades a respeito do aleitamento materno, distribuição de folhetos com orientações, além de simulações com a utilização de bonecas e mamas de crochê para mostrar as posições mais adequadas à amamentação. O objetivo é promover as formas corretas de retirada e armazenamento do leite. As atividades serão concentradas na área próxima aos banheiros. Além de estimular a interação, proteger e ajudar a criar vínculos entre mãe e recém-nascido, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, previne doenças e reduz a mortalidade infantil, promovendo a saúde da criança e diminuindo sintomas e riscos de doenças como pneumonia, asma, otite e diarreia.
A prática também contribui para a recuperação mais rápida do peso da mãe, diminuindo a incidência de casos de câncer de mama e de ovário.
Outras atividades que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando durante este mês em adesão ao Agosto Dourado incluem mamaços, palestras, oficinas, seminários e atividades musicais, como as desenvolvidas pelo projeto RAP da Saúde para a sensibilização do público-alvo sobre os benefícios do aleitamento.
Confira a programação:
Dia 21, às 9h, piquenique com gestantes na Clínica da Família Nildo Aguiar para conscientizá-las sobre a importância do aleitamento materno.
Dia 22, mães de crianças de 0 a 6 meses poderão participar de uma oficina de análise sensorial na Clínica da Família José Azevedo Tiúba, na Gardênia Azul. Serão ofertadas para degustação frutas variadas a fim de apresentar o valor da alimentação saudável para as lactantes. Durante a programação, o banco de leite da unidade será apresentado às participantes, que também receberão informações sobre a importância da doação de leite humano. Neste mesmo dia, às 15h, piquenique com gestantes na Clínica da Família Kelly Cristina de Sá L. da Silva, para conscientizá-las sobre a importância da amamentação.
Dia 23, na mesma unidade, a atividade será uma oficina de papinhas, com orientações para a montagem do prato das crianças de 6 a 12 meses, e informações sobre a importância da variedade e da apresentação dos alimentos para as crianças.
Dia 25, às 9h, haverá um mamaço na Igreja da Penha com as mamães da região.
Dia 28, às 9h, piquenique com gestantes na Clínica de Família Antonio Gonçalves da Silva para conscientizá-las da importância do aleitamento materno.
Dia 29, das 8h às 9h, ocorrerão atividades com o Grupo de Gestantes do Centro Municipal de Saúde Edgard Magalhães Gomes, em Inhoaíba.
Doação de leite materno
De acordo com a nutricionista e chefe do Banco de Leite da Maternidade Leila Diniz, Ana Paula Moreira, cada litro de leite materno doado atende até dez bebês internados na UTI neonatal. No entanto, como as doações não têm sido suficientes, apenas 35% das crianças internadas são amamentadas com o leite materno. Os demais bebês recém-nascidos são alimentados com leite industrializado. O banco de leite recebe em torno de 25 a 30 litros por mês, quando seriam necessários cerca de 100 litros mensais.
Para ser doadora de leite materno, a candidata deve procurar um posto de coleta de leite materno ou um banco de leite. É exigido que a mulher esteja em boa saúde, não use medicamentos, álcool ou drogas, não seja fumante, e apresente exames do pré ou do pós- atal comprovando estar apta clinicamente. Caso necessário, são feitos na hora exames rotineiros de sangue.
Estando tudo bem, na primeira doação, feita no posto de coleta, as mamães recebem um kit com frascos estéreis, gorro, máscara, gaze e fazem a higienização adequada das mãos e dos mamilos, antes de esvaziar as mamas. Elas também recebem orientações de como coletar e armazenar o leite em casa, que também poderá servir de alimento para o seu bebê, depois que voltar a trabalhar.
Os Bancos de Leite Humano (BLH) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são centros especializados, responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O leite humano doado passa por um processo de pasteurização e todo controle de qualidade para ser utilizado pelos bebês internados nas unidades neonatais. As doações podem ser feitas nos seguintes postos de coleta ou bancos de leite.
Postos de recolhimento de leite humano:
REGIÃO DA ZONA SUL
Centro Municipal de Saúde Doutor Albert Sabin
Estrada da Gávea, 250 - Gávea
Clínica da Família Santa Marta
Rua São Clemente, 312 – 2º andar – Botafogo
REGIÃO CENTRAL
Clínica da Família Estácio de Sá
Rua do Bispo, 159 – Rio Comprido
REGIÃO DA LEOPOLDINA
Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah
Praça Michael Cheib, s/n - Jardim América
Centro Municipal de Saúde Américo Veloso
Rua Gerson Ferreira, 100 - Ramos
Centro Municipal de Saúde João Cândido
Av. Lobo Junior, 83 - Penha Circular
Clínica da Família Adib Jatene
Av. Canal, 364 - Maré
Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes
Rua Antônio Mendes, 02 - Sobrado - Vigário Geral
Clínica da Família Joãozinho Trinta
Rua Anamá, 55 - Vigário Geral
Clínica da Família Aloysio Augusto Novis
Av. Brás de Pina, 651 - Penha Circular
Clínica da Família Heitor dos Prazeres
Rua Iguaperiba, s/n – Brás de Pina
Clínica da Família Nilda Campos de Lima
Rua Oliveira Melo, 857 – Cordovil
Clínica da Família Eidimir Thiago de Souza
Rua Cordovil, 1242 – Para de Lucas
Clínica da Família Diniz Batista dos Santos
Avenida Brigadeiro Trompowski
Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva
Rua Teixeira Ribeiro – Nova Holanda
Clínica da Família Augusto Boal
Av. Guilherme Maxwell, 25 – Maré
REGIÃO DE MADUREIRA E ADJACÊNCIAS
Centro Municipal de Saúde Flávio do Couto
Praça Lúcio José Filho, s/n – Parque Anchieta
Clínica da Família Sylvio Frederico Braunner
Rua Darwin Brandão, s/n – Costa Barros
Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Correia
Avenida Vicente de Carvalho, 1086 , Rua F, s/n – Vila Kosmos
REGIÃO DE JACAREPAGUÁ E ADJACÊNCIAS
Clinica da Família Barbara Mosley Souza
Avenida Otávio Malta, s/n – Anil
REGIÃO DE BANGU E ADJACÊNCIAS
Clínica da Família Antônio Gonçalves
Avenida Brasil, s/n, esquina com a Estrada do Engenho – Realengo
REGIÃO DE CAMPO GRANDE E ADJACÊNCIAS
Centro Municipal de Saúde Edgard Magalhães Gomes
Rua Filomena - Inhoaíba
Bancos de leite humano:
Hospital Municipal Rocha Faria
Av. Cesário de Melo, 3215 - Campo Grande
Maternidade Alexander Fleming
Rua Jorge Schimidt, 331 - Marechal Hermes
Maternidade Carmela Dutra
Rua Aquidabã, 1037 - Lins de Vasconcelos
Maternidade Fernando Magalhães
Rua Gen.José Cristino, 87 - São Cristóvão
Maternidade Herculano Pinheiro
Rua Andrade Figueira, s/n° - Madureira
Maternidade Leila Diniz
Av. Ayrton Senna, 2000 - Barra da Tijuca