Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Programa da Prefeitura dá chance de aprendizado e trabalho a jovens de 14 a 20 anos

05/12/2018 15:02:00


Gabriele e Letícia, jovens aprendizes. Foto: Michel Filho / Prefeitura do Rio
 
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou nesta quarta-feira, 5 de dezembro, no Palácio da Cidade, certificados de boas-vindas a 15 jovens beneficiados pelo programa Rio Jovem Trabalhador, iniciativa da Prefeitura que oferece oportunidades de aprendizado e primeiro emprego a moças e rapazes de baixa renda. O grupo, com idades entre 14 e 20 anos, vai atuar na administração municipal em duas frentes: na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego. O programa de aprendizagem alternativa é uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE – Rio).
 
 
– Façam o melhor de vocês, seja qual for a missão que lhes for dada. Pode ser, aos olhos dos outros, algo pequenininho. Mas o melhor é o melhor. Aproveitem. Cresçam – aconselhou Crivella, dirigindo-se aos jovens.
 
 
Os aprendizes receberam treinamento dos funcionários da SMDEI na semana passada. Participaram de atividades práticas, foram apresentados à rotina administrativa e aprenderam sobre as tarefas que terão de desempenhar.
 
 
– A gente aprendeu como lidar com o público, como se dirigir às pessoas. Esta chance pode ser uma porta para abrir outras portas. Estou feliz, e meus pais ficaram muito felizes também com esse meu primeiro emprego – contou Letícia Lima, de 16 anos, que mora em Campo Grande e cursa o 2° ano do Ensino Médio em escola pública.
 
 
Letícia sonha ser juíza. A colega Gabriele Santanna, de 18 anos, diferentemente dela, ainda não tem ideia de que profissão abraçará. Quer conhecer várias opões, saber um pouco mais sobre elas e então fazer sua escolha. Estudante do 9° ano do Ensino Fundamental e moradora do Morro da Mineira, no Catumbi, ela comemora a chance de, ao mesmo tempo, aprender e trabalhar. Oportunidade que espera que a filha Millena, de 1 ano e sete meses, também tenha na vida.
 
 
– Foi minha mãe que me incentivou a entrar no Jovens Aprendizes. É a chance que eu estou tendo e que muitos jovens no Brasil não têm. Uma chance de conhecer profissões e crescer – disse.
 
 
Foto: Michel Filho / Prefeitura do Rio
 
 
Os aprendizes foram recrutados pelo CIEE a partir de projetos sociais da SMDEI. Na prática, eles vão atuar como auxiliares administrativos na Secretaria, enquanto nos Centros Públicos trabalharão no atendimento ao público, auxiliando na recepção e no repasse de informações. Com contrato de um ano e sete meses, os jovens terão carteira assinada e receberão bolsa de R$ 600, além de auxílio-transporte.
 
 
Os jovens aprendizes são contratados por empresas privadas, sem custo para a Prefeitura. As moças e rapazes são cedidos ao Município para que tenham como se desenvolver profissionalmente e colaborar com a administração pública. Esta é a primeira vez que a Prefeitura recebe jovens aprendizes por meio desse modelo de aprendizagem alternativa.
 
 
– Estamos felizes por receber essa moçada cheia de disposição, que chega com muita vontade de aprender. Com certeza, eles vão contribuir para o sucesso do programa e desenvolver um belo trabalho – destacou o secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Renato Moura.
 
 
MAIS SOBRE O RIO JOVEM TRABALHADOR
 
 
Criado em 2013, o Programa Rio Jovem Trabalhador é um conjunto de ações voltadas para adolescentes e jovens. Entre elas, capacitação profissional, por meio de parcerias com a iniciativa privada. São oferecidas chances de estágio e emprego.
 
 
Desde sua criação, o programa capacitou 765 jovens. Eles recebem treinamento e têm contato com diversos temas relativos ao mercado de trabalho. Recebem noções de cidadania e orientação sobre direitos trabalhistas.



Serviços Serviços