Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Crivella lança cartão para taxistas do Rio

Com RioCard Duo, pelo menos 12 mil motoristas com nome no SPC ou sem conta bancária poderão receber corridas pagas via aplicativo e com cartões de débito ou crédito


26/11/2018 11:42:00


 
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou nesta segunda-feira, 26 de novembro, mais uma novidade para facilitar o trabalho dos 47 mil taxistas cadastrados na cidade e melhorar o atendimento aos passageiros. Em parceria com a Prefeitura, a RioCard e a Caruana S/A oferecem à categoria condições especiais de adesão ao RioCard Duo, meio eletrônico de pagamento de corridas que permitirá aos motoristas de táxi com nome no SPC ou sem conta bancária a inclusão no sistema financeiro.
 
 
- Esse cartão coloca os taxistas em um momento muito acima no negócio deles. Ele facilita a vida do taxista, já que muitos não têm conta corrente cadastrada e não conseguem receber recursos das corridas provenientes de chamadas vias aplicativo e pagas com cartões de crédito ou débito. Esse cartão oferece a facilidade de ser cadastrado como uma conta corrente, e os recursos das corridas são creditados diretamente nele – destacou Crivella. 
 
 
Hoje, pelo menos 12 mil taxistas do Rio (aproximadamente 26% da categoria) não podem receber corridas via aplicativos ou com cartões porque não movimentam conta bancária. O RioCard Duo muda essa realidade, porque o cartão pré-pago funciona, nesse caso, como explicou o prefeito, como uma conta corrente para a qual os aplicativos e operadoras de cartão podem transferir os valores correspondentes às corridas efetuadas pelo motorista. 
 
 
O motorista que adquirir o RioCard Duo não precisará pagar taxa de adesão. E poderá solicitar até dois cartões adicionais, ativados por pessoas com mais de 16 anos e CPF válido. Por se tratar de um cartão pré-pago, seus créditos poderão ser gastos no comércio sem o risco de endividamento do titular: só será possível gastar o valor que houver no cartão. 
 
 
– É uma facilidade muito bem-vinda para os taxistas. Eu já peguei o meu, e vou cadastrá-lo para receber o valor das corridas que faço via aplicativo e operadoras de cartões. É melhor do que ter conta no banco A e no B, fica tudo concentrado num cartão só, e o que entrar das corridas eu já posso usar para abastecer o carro, pagar contas e usar no transporte público, se eu precisar – enumerou as vantagens o motorista de táxi José Jorge Mendonça, 55 anos, 26 deles na profissão.
 
 
MELHORIAS NO SISTEMA DE TÁXI
 
 
A preocupação com a melhoria do sistema de táxi na cidade é uma marca da atual gestão. Desde abril de 2017, existe o TAXI.RIO, plataforma de mobilidade para intermediação de solicitações de corridas lançada pela Prefeitura. Mais de 23 mil taxistas aderiram, de forma facultativa. O maior ganho, para a categoria e para os usuários do serviço, é a oferta de mais corridas, por meio do aplicativo, com descontos de até 40%. 
 
 
Confira outras medidas:
 
 
 
Em julho de 2017, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) aumentou a vida útil dos táxis para oito anos. A decisão foi motivada pelas perdas financeiras da categoria.
 
 
Foi feito o recadastramento de 10.068 auxiliares de táxi no período de 16 de abril a 31 de julho de 2018. Pela primeira vez, o processo foi realizado de forma presencial, garantindo transparência e efetividade, além de evitar possíveis falhas.
 
 
Desde outubro de 2018, os taxistas passaram a poder escolher entre o envelopamento e a pintura do veículo. O envelopamento era uma reivindicação antiga da categoria, que tinha prejuízo na revenda do carro, já que os veículos pintados na cor amarela costumam ser desvalorizados. 
 
 
COMO FUNCIONA O RIOCARD DUO
 
 
Há duas funções distintas no RioCard Duo. Uma delas, a de cartão pré-pago para compras em estabelecimentos comerciais físicos ou na internet, e pagamentos de boletos ou contas de consumo. Nesses casos, os taxistas também têm vantagens especiais: não será cobrada nenhuma taxa nas compras (salvo impostos nas transações internacionais, sujeitas à variação cambial), e haverá isenção de tarifas para até três pagamentos de contas por mês. O RioCard Duo ainda poderá ser usado como o RioCard em todos os modais do transporte coletivo (ônibus, BRT, trem, metrô, barcas, VLT e vans legalizadas).
 
 
A ativação e o uso do RioCard Duo são bem simples: basta seguir o passo a passo do aplicativo e as instruções divulgadas pela RioCard no atendimento presencial ao taxista ou  no site www.riocardduo.com.br/taxi. O atendimento ao taxista será realizado em frente à sede administrativa da Prefeitura do Rio (Centro Administrativo São Sebastião – CASS), na Cidade Nova, sempre de segunda à sexta-feira, das 13 às 17hs, até o dia 21 de dezembro.
 
 
O pagamento de boletos, a solicitação de saldo, os extratos e as transferências são realizadas por meio do App RioCard Duo (pode ser baixado na Apple Store ou na Play Store). As transferências entre cartões RioCard Duo serão gratuitas, e os saques poderão ser feitos nas máquinas do Banco24Horas ou em qualquer outro caixa eletrônico vinculado à Rede Plus (alguns serviços podem ser tarifados).



Serviços Serviços