Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Famílias atingidas por incêndio embaixo de viaduto vão receber aluguel social

Benefício começa a ser pago neste sábado


28/05/2010 16:21:00


Um grande incêndio destruiu 25 barracos construídos embaixo do viaduto Procurador José Alves de Morais, que dá acesso ao Túnel Noel Rosa, no bairro do Riachuelo, na Zona Norte. Não houve vítimas. Desde cedo, integrantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Subprefeitura da Zona Norte, Secretaria de Obras, Secretaria de Habitação, Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal, Polícia Militar e Comlurb trabalham no local.

As 250 famílias que moravam naquela área estão sendo retiradas e levadas para um abrigo improvisado na Vila Olímpica de Sampaio. Elas foram cadastradas na Associação de Moradores por integrantes da Secretaria de Assistência Social e vão receber, a partir deste sábado, o aluguel social, que tem valor mensal de R$ 400,00. Para fazer com que as famílias consigam alugar imóveis sem contratempos, elas vão receber um adiantamento de três meses de aluguel social, ou seja, R$ 1.200,00, na sede da Prefeitura. O benefício será fornecido por tempo indeterminado. Essas famílias já cadastradas serão incluídas no Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.



Duas retroescavadeiras estão fazendo a demolição dos barracos. A previsão é de que hoje sejam retirados 26 que ficam mais próximos à Rua Ana Neri. Serão demolidos os 250 barracos que existem na região em um prazo de uma semana.



O acesso à Rua Ana Neri será reaberto ainda hoje, bem como o acesso ao viaduto, nos dois sentidos. Apenas um trecho, na alça da Rua Marechal Rondon, vai permanecer interditado por enquanto. De acordo com as primeiras avaliações da Defesa Civil, a estrutura do viaduto não foi comprometida pelo incêndio.

 

O subprefeito da Zona Norte, André Santos, lamentou o ocorrido.

 

- Essa comunidade era uma das nossas preocupações, justamente pela ocupação irregular e pela forma como as pessoas viviam. Apesar do incêndio, elas agora vão ter a chance de reconstruir a vida delas, de morar num lugar melhor, com condições de vida adequadas.

 

O espaço que fica embaixo do viaduto vai ser transformado em um depósito da Comlurb para evitar que aconteça uma nova ocupação.


Texto: Ascom Subprefeitura da Zona Norte




Serviços Serviços