17/06/2013 15:20:00
O estádio do Maracanã recebe, nesta quarta-feira (08/08), às 21h45, o jogo Flamengo x Cruzeiro, pela Copa Libertadores. Para garantir a segurança dos torcedores e minimizar possíveis transtornos no trânsito do bairro, a CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito nas principais vias de acesso e entorno do estádio. A partida tem término previsto para 23h45.
A operação de trânsito contará com a participação de 126 homens, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio, com 10 veículos operacionais e 10 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.
Serão utilizados anda 15 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e as rotas alternativas. Além disso, serão implantados planos semafóricos especiais para garantir a fluidez.
O Centro de Operações Rio (COR fará) o monitoramento de toda a área do evento com 68 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.
Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização de automóvel particular. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Além disso, cinco reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo na região.
SAIBA MAIS:
Comlurb monta esquema especial de limpeza para Flamengo X Cruzeiro
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:
A partir das 18h
• Av. Maracanã, ambos os sentidos, entre Radial Oeste e Rua São Francisco Xavier;
• Rua Eurico Rabelo;
• Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas Eurico Rabelo e São Francisco Xavier;
• Rua Isidro de Figueiredo;
• Rua Arthur Menezes;
• Rua Conselheiro Olegário;
• Viaduto Oduvaldo Cozzi.
A partir das 23h30
• Rua Professor Manoel de Abreu, sentido Radial Oeste, a partir da Rua Dona Zulmira.
ROTAS ALTERNATIVAS
Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:
Provenientes do Centro e Zona Sul
• Para Tijuca, utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
• Para Vila Isabel e Grajaú utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão.
• Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo
Provenientes do Grande Méier
Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói
MORADORES DO ENTORNO
O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do Maracanã - ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário, será feito acessando a Av. Paula Sousa e R. Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.
Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, sendo possível, ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
• Utilizar transporte público (Metrô e Trem) para chegada e saída do evento;
• Táxis, vans e veículos não credenciados não passarão pelos bloqueios;
• Deve-se evitar circular no entorno do Maracanã a partir das 18h;
• Moradores deverão portar comprovante de residência.