Agentes apreenderam 8,5 toneladas de mercadorias
19/05/2010 14:20:00
O Choque de Ordem nas praias chegou na madrugada desta quarta-feira à orla do Flamengo e da Urca. Oito toneladas e meia de mercadorias e lixo foram removidas de depósitos montados sob as areias das praias Vermelha (2 depósitos) e do Flamengo (4). Barracas, cadeiras, armações de barracas, coco verde, bebidas, lixo e até alimentos foram retirados desses locais.
Pela manhã, em operação chefiada pelo secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, o Choque de Ordem apreendeu dois carrinhos de ambulantes na área do Parque e retirou pertences de morador de rua embaixo de uma ponte, à beira do Rio Carioca. Guardas Municipais recolheram no local instrumentos cortantes e perfurantes.
A operação, que manterá na areia e na área do Parque do Flamengo 30 guardas municipais e quatro agentes de Controle Urbano para atuar na fiscalização, terá seu Centro de Comando (contêiner) instalado nas proximidades do Posto de Salvamento 15. Três tendas operacionais estão montadas na areia. Nos primeiros dias de operação, a plataforma de monitoramento permanecerá instalada na entrada da praia, nas cercanias da churrascaria Porcão.
Desde dezembro do ano passado, o trecho da orla que vai do Leblon ao Leme já está monitorada pelo Choque de Ordem nas Praias. Ao chegar à Urca e ao Flamengo, a Seop passa a ter o controle e monitoramento de toda a orla da Zona Sul. Até julho, o Choque de Ordem desembarcará na Barra da Tijuca para ordenar os cerca de 22 quilômetros de extensão que vai de São Conrado à Macumba.
O secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, voltou a advertir os barraqueiros das áreas já monitoradas pelo Choque de Ordem que não será mais tolerado pela fiscalização a montagem de barracas antigas e uso de isopores no lugar de caixas isotérmicas, por exemplo.
- São cinco meses de operação diária na orla, tempo suficiente para que todos já tenham se adequado à nova realidade. Vamos notificar os responsáveis pelas infrações encontradas e até cassar a licença, no caso de desobediência sistemática apontadas pela fiscalização. Vamos entrar o verão 2011 com a praia ordenada, oferecendo um lazer de qualidade para os cariocas e seus visitantes -disse.
O secretário ressaltou ainda que o Choque de Ordem atuará também na área do parque, intensificando ações de acolhimento de população de rua. "Temos uma área de beleza exuberante e precisamos zelar por ela. Para isso, temos que mudar a cultura da população dos barraqueiros e frequentadores do local. São anos sem cumprimento de regras. Temos que mostrar que a Praia do Flamengo é uma das únicas existentes no mundo que é dentro de um parque tombado pelo Patrimônio Histórico. Esse é um processo de ordenamento que depende de todos, poder público e população, para dar certo", afirmou Alex Costa.
As regras para Urca e Flamengo são as mesmas aplicadas em toda a orla, entre elas estão:
a) A prática de esportes como altinho e frescobol a beira d'água, só após às 17h. Vale ressaltar que é proibido uso de cerol nas linhas de pipas e semelhantes, na praia e em todo o Parque do Flamengo.
b) Está proibida a venda de queijo coalho e camarão no espeto.
c) É proibido o uso de qualquer recipiente de vidro, assim como cozinhar e fabricar alimentos na areia.
d) Salgados, sanduíches e frutas fracionadas só podem ser comercializados se estiverem devidamente embalados e etiquetados, com data de validade.
e) Caipirinha só industrializada.
f) Não é permitido cachorro na areia da praia.
Texto e foto: Ascom Seop
Imagens relacionadas:
