Unidade tem capacidade para oferecer tratamento especializado a até 24 idosos
18/05/2010 16:58:00
A Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou na manhã desta terça feira, dia 18, o Centro de Acolhimento Para Idosos Dina Sfat, que vai oferecer atendimento especial para até 24 idosos com mais de 60 anos, de ambos os sexos, que vivem em situação de abandono.
A unidade, instalada na Vila Catiri, em Bangu, passou por uma reforma que incluiu intervenções nos dormitórios, banheiros, cozinha, sala de televisão, além da área externa. O novo abrigo passa a integrar a Rede de Proteção Social Especial da Prefeitura voltada para o atendimento a pessoas na terceira idade, que hoje conta com outros três abrigos municipais no Catete, no Recreio dos Bandeirantes e no Alto da Boa Vista.
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, falou do abandono e da violência a que vivem expostos os idosos, bem como da preocupação da SMAS em oferecer a todos os que procuram a Rede de Proteção da Prefeitura um serviço digno e de qualidade.
- Os idosos têm sido cada vez mais vítimas do abandono e da violência. Pensando neles, já inauguramos três abrigos e estamos fechando convênios com instituições privadas, sempre visando a aumentar cada vez mais o número de vagas - disse ele, ressaltando que o objetivo da Prefeitura é ultrapassar a meta de 400 vagas definida inicialmente.
O secretário também lembrou do trabalho desenvolvido pela SMAS para melhorar ainda mais o atendimento social oferecido aos cidadãos cariocas, sobretudo as obras que estão sendo realizadas para garantir abrigos e centros sociais de alta qualidade.
- Temos procurado melhorar os nossos equipamentos. Nossos centros de referência estão sendo reformados e informatizados, de maneira a oferecer melhores condições tanto aos nossos servidores quanto aos usuários - ressaltou. Também presente ao evento, o subsecretário de Proteção Especial, Carlos Augusto de Araújo, sublinhou que o desafio da inclusão, em especial na relação com os idosos, é "fazer com os que estão abrigados sejam incluídos de fato" na sociedade.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1980 a proporção no Brasil era de 10 idosos para cada grupo de 100 jovens, com a projeção, para 2050, de 172 idosos para cada 100 jovens. Esse panorama se deve ao fato de que a média da expectativa de vida ao nascer subiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007. Ainda segundo o IBGE, existem em todo o país mais de 3 milhões de idosos com algum grau de dependência.