20/02/2018 11:16:00
Uma ação conjunta da Superintendência da Zona Sul e da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação (SMUIH) interditou, na manhã desta terça-feira (20/02), as obras sem licença que estavam sendo realizadas no imóvel do antigo Cine Paissandu, no Flamengo. No local, estava sendo construída uma academia.
A Secretaria de Urbanismo embargou a obra e ordenou sua paralisação imediata. Em caso de desobediência ao edital, o responsável estará sujeito a multa, com valor a partir de R$ 1,3 mil, e demais penalidades de acordo com o decreto 8.427/89.
- O Cine Paissandu é um patrimônio cultural não apenas do bairro do Flamengo, mas de toda a cidade do Rio de Janeiro. Esta é uma luta antiga para a preservação de um espaço tão importante para as artes, além de ser uma grande demanda dos moradores do entorno do cinema - disse o superintendente regional da Zona Sul, Marcelo Maywald.
Inaugurado no início da década de 1960, o Cine Paissandu foi um centro de debates sobre artes, história e cultura, onde cineastas e intelectuais se reuniram e formaram a chamada geração Paissandu. Em 2008, o decreto municipal 29.916 declarou o Cine Paissandu um patrimônio cultural carioca.