Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito mobiliza órgãos municipais para abertura do carnaval carioca

10/02/2018 13:16:00


No dia da abertura oficial do carnaval, na última sexta-feira (9), o Rio teve mais de 20 blocos espalhados pela cidade, que reuniram cerca de 40 mil pessoas em cordões tradicionais como Carmelitas, Banda do Lido e Rola Preguiçosa. No Sambódromo, aconteceu o primeiro dia de desfiles da Série A. Para organizar a folia, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mobilizou diversos órgãos da Prefeitura, com o objetivo de garantir a ordem e a segurança dos participantes, além da limpeza das ruas e do Sambódromo. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 193 atendimentos médicos nos sete postos médicos do Sambódromo durante a primeira noite de desfiles das escolas de samba da Série A. Destes, 12 pacientes precisaram ser transferidos para unidades da rede municipal. As principais causas de atendimento foram mal-estar provocado pelo calor, hipertensão e traumas ortopédicos leves. Nessa primeira noite de desfiles na Sapucaí, a Vigilância Sanitária realizou 69 inspeções em bares, food trucks, bufê, camarotes, ambulâncias, postos de saúde e condições de trabalho. Foram 14 multas aplicadas e 132 quilos de alimentos inutilizados (salgados e espetos que estavam com rótulos impróprios e conservados em temperaturas inadequadas). Houve interdição de um food truck, por falta de asseio. O órgão também montou um estande para receber denúncias dos foliões em tempo real e orientá-los sobre a prevenção de riscos à saúde no período de folia.
 
A Comlurb recolheu 40,5  toneladas de resíduos pela cidade, e o Lixo Zero multou 116 foliões nesta sexta-feira.
 
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio está com uma novidade este ano: a Sala de Crise Avançada, localizada no camarote da prefeitura, que replica as imagens das 49 câmeras instaladas na Marquês de Sapucaí e em seu entorno. E informa que será mantida a interdição da pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, a partir da Avenida Rio Branco, para a passagem dos carros alegóricos.
 
No Terreirão do Samba, Thiaguinho animou a primeira noite de carnaval, reunindo três mil pessoas. A festa continua neste sábado (10), com ImaginaSamba e Clareou.
 
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeu 34 veículos estacionados irregularmente nas áreas interditadas para a passagem de blocos e carros alegóricos das escolas de samba até as 7h deste sábado. Durante o carnaval, 6.140 guardas municipais estarão em ação acompanhando blocos e programações da folia. A Guarda Municipal atuará com 790 agentes por dia no Sambódromo. Hoje, a GM-Rio dará início a uma ação especial com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente para prevenir a exploração sexual.
 
SAÚDE 
A SMS preparou esquema especial de atendimento médico para os dias de desfiles das Escolas de Samba da Série A, do Grupo Especial, das Escolas Mirins e Campeãs, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Os postos médicos funcionarão com um total de 33 leitos, sendo oito de suporte avançado para os casos de maior gravidade. Os postos médicos estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão). Eles abrem às 16h e funcionam até o término dos desfiles.
 
Cerca de 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de apoio administrativo, estarão de plantão nos postos de atendimento. Os médicos são de diversas especialidades (clínicos, cirurgiões gerais, ortopedistas, pediatras, neurocirurgiões etc), que se alternarão nos plantões durante todos os dias de evento.
 
Para os casos que precisarem de remoção, estarão disponíveis 15 ambulâncias UTIs, com equipes de saúde distintas das equipes dos postos. A Central Municipal de Regulação dará suporte aos casos de necessidade de transferência de pacientes. Os hospitais da rede municipal de saúde estão de prontidão, preparados para receber os casos mais graves.           
 
CENTRO DE OPERAÇÕES RIO
SAMBÓDROMO: As interdições voltam a ser feitas às 17h. Clique e veja mais detalhes dos fechamentos.
 
BLOCOS DE RUA: Principais blocos que desfilam hoje: Bola Preta, no Centro; Bloco da Favorita, em Copacabana; Banda de Ipanema, em Ipanema; Carrossel de Emoções, na Barra; Empolga, em Copacabana; Céu na Terra, em Santa Teresa; Escangalha, no Jardim Botânico; e Bloco do Barbas, em Botafogo. Clique aqui para mais detalhes.
 
TRÂNSITO: Retenções na Linha Vermelha e na Av. Brasil, devido ao trânsito na Ponte Rio-Niterói. Gasômetro e Av. Francisco Bicalho também com lentidão no sentido rodoviária.
 
TEMPO: Máxima de 36ºc para este sábado. No período da noite, devido ao calor, podem ocorrer pancadas de chuva em pontos isolados do Município. Os ventos ficarão com intensidade moderada a forte nos períodos da tarde/noite. Clique no link para mais detalhes dos fechamentos no entorno do Sambódromo.
 
SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA
A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, removeu 34 veículos estacionados irregularmente nas áreas interditadas para a passagem de blocos e carros alegóricos das escolas de samba até as 7h de hoje. A força-tarefa começou na sexta-feira (9) por volta das 13h e segue até 13 de fevereiro, e no dia 17, no entorno e adjacências do Sambódromo e blocos de rua.
 
O planejamento especial conta com 15 reboques e 25 agentes no período diurno, das 7h às 19h, e três reboques e cinco agentes no período noturno, das 19h às 7h. O objetivo é coibir os estacionamentos irregulares, dando fluidez ao tráfego e ao percurso dos foliões espalhados pela cidade. Está proibido o estacionamento em locais já regulamentados e nos definidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).
 
Remoções por local:
Bloco Rola Preguiçosa - Tarda mas não falha (Ipanema) – 3
Bloco Carmelitas (Santa Teresa) – 1
Bloco Vestiu uma camisinha listrada e saiu por aí (Centro) – 12
Cidade Nova (proximidades do Sambódromo) – 18
 
GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) iniciam neste sábado, dia 10, no Bloco Sementes do Samba, que desfila em Vila Isabel, ação para conscientizar foliões sobre a exploração sexual infantil durante o carnaval 2018. Até o dia 13 de fevereiro, a equipe lúdica do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e profissionais do CMDCA vão atuar em blocos infantis e no desfile das escolas de samba mirins para alertar a população sobre o problema e orientar sobre as formas de denúncia. Haverá distribuição de folder informativo sobre o tema e a bola-mania, que é uma atividade lúdica com confecção de bonecos e objetos com balões de gás. Os guardas também distribuirão pulseiras de identificação para evitar casos de crianças perdidas. Os casos de flagrantes de violações de direitos e crimes contra crianças e adolescentes serão encaminhados para as autoridades policiais.
 
AGENDA:
Sábado, dia 10, a partir das 16h
Bloco Sementes do Samba
Local: Boulevard 28 de Setembro, Vila Isabel
 
Domingo, dia 11, a partir das 9h
Bloco Fanfinha
Local: Praça Chaim Weizmann, Botafogo
 
Segunda-feira, dia 12, a partir das 9h
Bloco Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho
Local: Largo do Machado, Catete
 
Terça-feira, dia 13, a partir das 15h
Desfile das Escolas Mirim
Local: Sambódromo
 
COMLURB
Após a passagem dos blocos e do desfile da sexta-feira que marcaram o início do Carnaval carioca, a Comlurb recolheu 40,5 toneladas de resíduos. No Sambódromo foram 32,5 toneladas, sendo 2,25 toneladas de material reciclável,  e nos 22 blocos que saíram, além dos não autorizados, foram removidas mais de 8 toneladas. O bloco das Carmelitas, Zona Sul, produziu 2,8 toneladas. Na Zona Oeste, o Meia Dúzia de Gatos Pingados produziu 400 Kg. Na Zona Norte, o bloco Loucura Suburbana gerou 373 Kg, e os blocos Sorveteria e Piranhas do Jefinho, 810 Kg.  Já o Rola Preguiçosa, tarda mas não falha, da Zona Sul, 1,85 tonelada. O programa Lixo Zero multou 116 foliões até às 18 horas, sendo 49 pessoas multadas por urinar nas ruas e 67 por descarte irregular de pequenos resíduos. As equipes do Lixo Zero fiscalizaram os blocos até às 22 horas.
 
Para garantir que tudo fique no primeiro dia de desfiles das escolas da Série A, a Comlurb destacou 715 garis com apoio de 40 equipamentos e máquinas para limpeza e manutenção de toda área interna do Sambódromo, como corredores, frisas, arquibancadas e pista (durante os desfiles, desde a concentração até dispersão), lavagem dos contêineres, coleta de resíduos, limpeza dos postos médicos, do Terreirão do Samba e de todo o entorno. A limpeza da Passarela do Samba é sincronizada e foi ensaiada para, mais uma vez, fazer sucesso toda vez que a equipe de garis da Comlurb evolui na pista.
 
BLOCOS
A logística de limpeza do Carnaval de Rua baseada no Protocolo de Blocos começou no pré-carnaval e continua evoluindo até o encerramento da festa no dia 18 de fevereiro. O protocolo  define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza contará com até 1.100 garis por dia; 2.100 contêineres, 100 sopradores, 20 vaporizadores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, carros lava a jato, caminhões basculantes, minivarredeiras, varredeiras mecânicas e minibasculantes. 
 
A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão e instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões, é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo força tarefa, com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.
 
LIXO ZERO
Os foliões que vão brincar no carnaval de Rua devem ter  cuidado com os pequenos resíduos irregularmente descartados e não urinar nas calçadas, vias e canteiros. O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade.
 
As equipes do Lixo Zero, formadas por 210 agentes de fiscalização da Comlurb e 140 guardas municipais, atuarão nos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 563,30, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 205,60.
 
TERREIRÃO REÚNE 3 MIL PESSOAS
Três mil pessoas estiveram no Terreirão do Samba na noite desta sexta-feira para curtir o show de Thiaguinho no primeiro dia de carnaval. Durante a apresentação, o cantor animou o público com canções de seu repertório, como "Energia surreal", "Um minuto" e "Vamo que vamo". Ele ainda homenageou o grupo Raça Negra com o hit "Tarde demais". Passaram pelo palco também as Filhas do Samba, com a participação de Tia Surica, e o Grupo RDN (Rei das Noites). A festa continua neste sábado, com ImaginaSamba e Clareou. Antes disso, o Grupo Arruda apresenta a roda de samba com a companhia de Tiaozinho Mocidade.
 
Comandada por mestre Odilon, a Bateria Terreirão encerra o segundo dia de shows junto com o Rixxah e Rico Medeiros entoando sambas de enredo que entraram para a história. Aqueles que gostam de acompanhar os desfiles da escola não precisam perder a passagem de nenhuma ala para curtir os shows. Durante a programação, dois telões vão exibir tudo o que acontece na Marquês de Sapucaí.
 
Os ingressos custam R$ 20, e moradores do Rio pagam meio se apresentarem comprovante de residência. Além de muita música, haverá distribuição de 15 mil preservativos. O Terreirão fica na Rua Benedito Hipólito, 66, Praça Onze.



Serviços Serviços